MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTOS NO AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Laís Conceição Tavares Universidade Federal do Pará e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Alex Gomes de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Adriano Caldeira Fernandes Universidade Federal do Pará
  • Regina Celi Sarkis Müller Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Ensino de Química, Mapas conceituais, Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a utilização de mapas conceituais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Química. A pesquisa envolveu 20 discentes do sétimo semestre do curso de graduação de Licenciatura em Química, durante a disciplina de Química Ambiental, na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Belém. Os dados foram coletados a partir da construção e reconstrução de mapas conceituais (MCs). As análises foram feitas a partir de critérios pré-estabelecidos, tais como conteúdo, estrutura e presença de proposições válidas, e através da avaliação da evolução da aprendizagem dos alunos durante a construção dos mapas até sua versão final. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois 75% dos MCs apresentaram boa estrutura, 95% dos mapas continham os principais conceitos relacionados ao tema de trabalho, além de todos os MCs apresentarem um maior número de proposições válidas em comparação com as inválidas. A experiência relatada foi muito interessante, pois demonstrou que os mapas conceituais constituem-se em excelentes instrumentos para aprendizagem significativa no Ensino de Química.

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Tavares, L. C., de Oliveira, A. G., Fernandes, A. C., & Müller, R. C. S. (2019). MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTOS NO AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 294–310. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1851

Edição

Seção

Especial EDEQ