EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Rosangela Inês Matos Uhmann UFFS
  • Fernanda Seidel Vorpagel UFFS
  • Rafaela Engers Günzel UFFS

Palavras-chave:

Coletividade, Formação Docente, Revista de Educação Ambiental.

Resumo

Este trabalho decorre de uma revisão bibliográfica em periódico de pesquisa, tendo por objetivo entender a formação docente com foco na Educação Ambiental (EA). A partir dos critérios metodológicos de revisão na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), de 2010 a 2012, foram encontrados 19 artigos voltados para o contexto da EA e formação docente. Nestes se destacou o aspecto da coletividade visto a formação de professores acontecer em rede devido troca de ideias e vivências de forma mediada e dialogada. Trabalhar com a EA de forma coletiva, exige o planejamento e desenvolvimento de projetos e/ou Situações de Estudo (SE) no desenvolvimento das ações escolares. Tal aspecto da SE advém de dois (2) dos 19 artigos que tratam a formação de professores com foco na EA. Enfim, a coletividade contemplada no processo de formação docente é primordial para o estudo de diferentes temas, aqui em especial da EA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, UFFS

Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora do Curso de Química Licenciatura da UFFS e coordenadora PIBID Química da UFFS, Campus Cerro Largo.

Fernanda Seidel Vorpagel, UFFS

Graduanda  do curso de Química Licenciatura pela UFFS, Campus Cerro Largo. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Rafaela Engers Günzel, UFFS

Graduanda do curso de Química Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências) FNDE/MEC.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Uhmann, R. I. M., Vorpagel, F. S., & Günzel, R. E. (2019). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 103–117. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1988

Edição

Seção

Especial EDEQ