O USO DA TEMÁTICA AGROTÓXICO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DOS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Natalia Trojahn Simões Universidade Federal de Pelotas
  • Elenilson Freitas Alves Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Ensino de Química, Agrotóxicos, Momentos Pedagógicos.

Resumo

Tem-se como objetivo neste artigo, qualificar os resultados obtidos através da aplicação de uma proposta didática que apoia-se na metodologia Momentos Pedagógicos, tendo a temática Agrotóxicos como eixo norteador no Ensino de Química Orgânica com alunos do terceiro ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Escolheu-se trabalhar com esta temática, agrotóxico, devido às inúmeras notícias que estavam sendo publicadas na mídia da região em relação ao uso incorreto dos agrotóxicos, portanto, discutiram-se as relações químicas e ambientais relacionadas ao uso destes agroquímicos. Como metodologia para aplicação da sequência de aulas optou-se pelos Momentos Pedagógicos, visto que segundo as bibliografias encontradas referentes à metodologia, a mesma propicia gerar debate em sala de aula, podendo assim, tornar os alunos mais críticos em relação ao tema em discussão. Como resultado obteve-se quantitativamente um percentual de 65 % dos alunos com conceito satisfatório, 35 % com conceito regular e nenhum aluno obteve conceito insatisfatório no teste realizado ao fim da aplicação da proposta didática, mostrando que a didática utilizada trouxe bons rendimentos aos alunos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Trojahn Simões, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPel, Licenciada em Química pela UNIPAMPA e tecnica em Informática pela URCAMP.

Elenilson Freitas Alves, Universidade Federal do Pampa

Mestre e Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Licenciado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Professor Associado I e Coordenador Acadêmico da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Bagé.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Simões, N. T., & Alves, E. F. (2019). O USO DA TEMÁTICA AGROTÓXICO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DOS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 147–175. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2023

Edição

Seção

Especial EDEQ