O que é a Química? Uma Análise a partir da Representação Social de Licenciandos em Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3476

Palavras-chave:

Educação do Campo, Química, Representação Social.

Resumo

Neste artigo relata-se uma investigação das representações sociais quanto a química de um grupo de licenciandos em Educação do Campo, habilitação ciências da natureza. Para a coleta de informações, empregou-se um questionário com questões abertas. Na análise dos dados foram exploradas as técnicas da análise de conteúdo. Nesse percurso analítico os dados foram organizados em três categorias: (i) transformação; (ii) o bem e o mal na sociedade e; (iii) onipresente. Como resultados, para o grupo social investigado,  a representação social sobre química está relacionada às transformações dos materiais; aos aspectos nocivos à saúde e ao meio ambiente, bem como, a possibilidade que alguns produtos tragam benefícios à saúde de acordo com a dosagem ministrada e; a presença da química em tudo o que os cerca. Essa representação social é permeada pela associação com a natureza, o que parece se fundamentar no contexto de vida e da formação desses estudantes. Os licenciandos têm suas dinâmicas sociais e culturais vinculadas ao trabalho e aos modos de vida do campo, centralizados em uma relação mais próxima com a natureza. A problematização das representações sociais identificadas torna-se um caminho profícuo para desenvolver com os estudantes a compreensão da química como um dos modos de interpretação de mundo, de modo que esse licenciando seja, em suas futuras práticas docentes, também capaz de desvelar as contradições em que está inserido. Para além desse aspecto, cabe apontar a importância do conhecimento dessas representações sociais como subsídios para as práticas docentes dos formadores desses licenciandos na universidade.

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Biografia do Autor

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Licenciatura (2006) e Bacharelado (2007) em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: Linguagem no Ensino de Química/LIEQUI/USP/CNPq e, Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/PUC-SP/CNPq). Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Miranda, C. L. (2022). O que é a Química? Uma Análise a partir da Representação Social de Licenciandos em Educação do Campo. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 449–464. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3476

Edição

Seção

Debates em Linguagem no Ensino de Química