Sequência de Ensino Investigativo na Educação para Jovens e Adultos com Tema Adulteração em Leite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4801

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, Ensino de Química, Adulteração em leite

Resumo

O ensino de Química enfrenta variados desafios para se integrar ao cotidiano dos alunos, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse trabalho foi desenvolvida uma sequência de ensino por investigação (SEI) na disciplina de Química para turmas da EJA do Ensino Médio com o objetivo de aproximar o conteúdo a um tema social, o problema de adulteração em leite. A SEI foi organizada em 3 etapas: a apresentação do tema e problematização; atividade experimental e a discussão e proposição de soluções. Os alunos que participaram das etapas da SEI apresentaram boa capacidade na proposição de soluções e entendimento do assunto abordado. A sistematização das ideias, realizada no formato de roda de conversa, estimulou os alunos a interagirem coletivamente e elencarem soluções à situação-problema, mostrando que essa metodologia pode ser uma boa proposta didática para a EJA, por fundamentar-se na contextualização e tornar os conceitos científicos mais acessíveis. Essa metodologia estimula os alunos através de sua participação ativa no processo de aprendizado e contribui para que se tornem cidadãos conscientes ao aproximar contextos sociais pelos olhos da ciência, além de viabilizar o entendimento dos conteúdos por meio de situações encontradas no seu dia a dia.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Araújo da Silva, L., Victorino Santos, J. P., & Machado Goulart, S. (2022). Sequência de Ensino Investigativo na Educação para Jovens e Adultos com Tema Adulteração em Leite. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 218–230. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4801

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química