O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEÇA TEATRAL “HERÓIS DA CIÊNCIA”: OLHARES DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA.

Autores/as

  • Anderson Gomes dos Santos Escola Estadual Graciliano Ramos - Palmeira dos Índios/AL
  • Samara Cavalcanti da Silva Melo

Palabras clave:

Ensino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio.

Resumen

RESUMOO ensino de Ciências da Natureza na educação básica é fundamental no contexto da compreensão do mundo e dos fenômenos naturais. Nesse sentido, o ensino das Ciências busca proporcionar a efetiva formação crítica dos cidadãos, possibilitando a construção de evidências, elaboração de argumentos, na contra-argumentação, elaboração de teorias alternativas, e para a refutação. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar: como a peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, contribui ou limita a compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limites da peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, na compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com NEE. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa, com aplicação de questionários antes e após a peça de teatro científico, realizada no mês de outubro de 2019, em uma escola pública estadual, localizada em Palmeira dos Índios – AL. Diante dos resultados apresentados, foi visto que os estudantes reconhecem a necessidade de atividades diversificadas para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, e, especificamente da tabela periódica, além de possibilitar, por meio da peça a ampliação das aprendizagens dos mesmos sobre a química. Palavras – Chave: Ensino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

REFERÊNCIAS

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018.

BORGES, M. D., Aranha, J. M., & Sabino, J. A fotografia de natureza como instrumento para educação ambiental. Revista Ciência e Educação, 2010.

CACHAPUZ, Antônio F. ARTE E CIÊNCIA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. Universida-de de Aveiro/CIDTFF, Portugal. NO. 31, PP. 95-106 (2014).

CACHAPUZ, A; CARVALHO, A. M. P.; GIZ-PÉREZ, D. A necessária renovação do En-sino de Ciências. São Paulo:

Cortez, 2005.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso realizado em: 02 de nov. de 2019.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. 5 ed. São Paulo,

SP: Loyola, 2002. (1991). V. 13 Coleção Educar. 119 p.

JORGENSEN, C. M. Planejando currículos inclusivos desde o início: estratégias e exemplos práticos para a sala de aula do ensino médio. In: STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 252- 287.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: E.P.U., 2012.

LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.

NUNES, A. S. ; Adorni, D.S . O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos.. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. - Educação e conhe-cimento científico, 2010.

OLIVEIRA, M.K. História, arte e educação: a importância da arte na educação inclusiva. In: BAPTISTA, C.R.; CAIADO, K.R.M.; JESUS, D.M. Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.

RANGEL, M. Ensaio sobre arte e ciência na formação de professores. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, p. 73-86, 2014.

SARAMAGO, J. Os Poemas Possíveis. Lisboa: Editorial Caminho, 1981.

VENTURA, B.; NEVES, R. L.; RIBEIRO, V. G. P.; VALE, M. R.; GUEDES, I.; MAZZET-TO, S. E. Teatro no Ensino de Química: Relato de Experiência. Rev. Virtual Quim., 2018, 10 (4), 824-840. Data de publicação na Web: 19 de julho de 2018. http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v10n4a07.pdf

VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

Publicado

2020-12-22

Cómo citar

dos Santos, A. G., & Cavalcanti da Silva Melo, S. (2020). O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEÇA TEATRAL “HERÓIS DA CIÊNCIA”: OLHARES DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. Educação E (Trans)formação, 54–71. Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3161

Número

Sección

Artigos