APONTAMENTOS E REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DA BNCC

Autores/as

  • Eder Mauricio Oliveira Barroso Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tatiana Braz Ribeiral Ribeiral Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Robson Mendes Guilherme Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Sociologia, Gestão educacional, Mato Grosso do Sul

Resumen

A formação docente é definida a partir de legislações e de políticas públicas que regem o ensino básico, fundamental e superior. Este artigo tem por objetivo realizar apontamentos e reflexões acerca das implicações a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de Sociologia, em especial, no estado do Mato Grosso do Sul (MS). Para tanto, foi realizada uma análise documental das mudanças normativas observadas no currículo de Sociologia nos últimos anos. Analisar o currículo é compreender que este representa um território de disputa ideológica e de hierarquização de saberes. Os resultados apontam para a adequação dos currículos a uma concepção de educação “flexível”, de forma a adaptar-se ao mercado de trabalho concebido por uma dada forma de organização econômica capitalista e neoliberal.

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Biografía del autor/a

Eder Mauricio Oliveira Barroso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (2017) Foi Bolsista Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. (2014-2017) pós-graduado em ensino de sociologia. UFMS-CPTL (2022) Integrante do Laboratório de Praticas de Ensino e Geoprocessamento em Geografia (LAPEGEO) (2014-2017) Membro do Centro Acadêmico Milton Santos- Geografia Ufms-Cptl. (2016) Exerceu atividades juntamente ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como recenseador. (2017-2018) Mestrando em Educação PPGE/UFMS/CPTL.

Tatiana Braz Ribeiral Ribeiral, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, curso de Ciências Sociais, câmpus de Naviraí. Professora formadora do curso de Especialização em Ensino de Sociologia - EAD (UFMS). Doutora em Ciências Sociais (Universidade de Brasília), mestre em Ciência Política (Universidade de São Paulo) e bacharel em Ciência Política (Universidade de Brasília).

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Publicado

2023-08-07

Cómo citar

Barroso, E. M. O. ., Ribeiral, T. B. R., & Guilherme , R. M. . (2023). APONTAMENTOS E REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DA BNCC. Educação E (Trans)formação, 1(1), 89–101. Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/5175

Número

Sección

Artigos