Tendências do século XXI:

o uso das metodologias ativas nos Institutos Federais

Authors

  • Rebeka Moreira Monteiro do Nascimento Instituto Federal do Pará - IFPA
  • Haylan Cleiton Monteles de Sousa Instituto Federal do Pará - IFPA

Keywords:

Aprendizagem, Ensino Profissionalizante, Metodologia Ativa

Abstract

O processo educativo sofreu muitas alterações ao longo dos anos, de modo que o atual sistema de ensino, em geral, busca por mudanças em que o processo de ensino-aprendizagem considere a realidade do estudante e da comunidade escolar. Com isso, torna-se cada vez mais frequente a busca pelo uso do letramento científico e de metodologias ativas de aprendizagem. Porém, não há uma fórmula pronta sobre como praticar estas ações, tornando-se necessário o aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido, os métodos ativos podem ser utilizados como recurso didático a fim de promover uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem do Século XXI. Dessa forma, este estudo objetivou investigar na literatura quais os métodos ativos de aprendizagem são utilizados nos cursos técnicos dos Institutos Federais, onde para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no banco de dados digital Periódico CAPES. Assim, a sistematização e catalogação dos dados foi feita, através da seleção de artigos por meio das recomendações do modelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Desse modo, houve a inclusão de sete artigos que abordavam sobre o uso da metodologia por projeto, da aprendizagem baseada em problemas, a construção de maquetes, o modelo aula prática, criação de jogos e a sala de aula invertida. Portanto, constatou-se que essas metodologias propiciam autonomia e interação entre os alunos dos cursos dos Institutos Federais nos diversos estados brasileiros.

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Author Biography

Haylan Cleiton Monteles de Sousa, Instituto Federal do Pará - IFPA

Professor do Instituto Federal do Pará.

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Published

2023-07-25

How to Cite

Moreira Monteiro do Nascimento, R., & Monteles de Sousa, H. C. (2023). Tendências do século XXI:: o uso das metodologias ativas nos Institutos Federais . Educação E (Trans)formação, 1(1), 28–43. Retrieved from https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/5680

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Artigos