O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL:

OLHARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGO(A)S

Autores/as

Palabras clave:

PIBID; Políticas educacionais; Formação inicial de pedagogo(a)s;

Resumen

Este estudo tem o intuito de discutir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de pedagogo(a)s no âmbito do ensino remoto. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2021, através de entrevistas online semiestruturadas com 10 estudantes vinculados ao subprojeto de Alfabetização e Letramento do PIBID (Edital 2020-2022) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). O estudo envolveu pibidianos que atuavam remotamente em ações de intervenção na área de alfabetização e letramento em turmas do 1º e 2º ano dos anos iniciais de uma escola municipal em Garanhuns - PE. Os dados obtidos nas entrevistas foram transcritos, organizados e analisados utilizando a análise de conteúdo, conforme a abordagem proposta por Bardin (2011). Os resultados desta investigação indicam que as atividades desenvolvidas tiveram um impacto positivo na formação profissional e pessoal dos pibidianos. Mesmo em formato remoto, a experiência aproximou a universidade do contexto escolar, permitindo o desenvolvimento de novas estratégias de ensino e atividades interdisciplinares. Os pibidianos enfrentaram desafios, mas também aprimoraram seu senso crítico, criativo e investigativo, bem como suas práticas pedagógicas. A pesquisa enfatiza a importância do PIBID como política pública para a formação docente na Educação Básica. Destacam-se estratégias metodológicas como vídeos explicativos, contação de histórias, uso de jogos digitais e sequências didáticas interdisciplinares e contextualizadas na área de alfabetização e letramento. Apesar das dificuldades no ensino remoto, essas experiências enriqueceram a formação inicial dos futuros pedagogo(a)s.

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Biografía del autor/a

Luciete da Silva Sousa, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Cursa Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Atualmente é monitora bolsista da disciplina de Produção de Texto Acadêmico, participa do Grupo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Paulo Freire - GPEEIPF (CNPq) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Emancipadora - NIEPEE. Pós-Graduanda em Gestão das Políticas Públicas Educacionais e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Minas (FACUMINAS). Atuou nos seguintes programas e projetos: Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - Capes (2020 - 2021); A SECOM/UFAPE (2020 - 2021); Grupo de estudos e pesquisas em Paulo Freire: rumo ao centenário do educador (2021) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC - CNPq (2021 - 2022) atuando na perspectiva da formação docente em Paulo Freire; Programa de Monitoria nas disciplinas de Fundamentos e Metodologias no Ensino de Ciências I, Estágio Curricular Supervisionado I e Prática Educacional, Pesquisa e Extensão V (2022 - 2023); Programa de Residência Pedagógica - PRP - Capes (2022 - 2023). Possui interesses pelos seguintes temas: formação de professores, currículo, políticas curriculares, Pedagogia freireana e ensino de Ciências.

Marciana de Barros Carvalho, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Cursa Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). É membro do Programa de Residência Pedagógica - PRP (2022-2024), desenvolvendo atividades na linha de pesquisa de alfabetização e letramento contemplando crianças da Educação Infantil. Lecionou a aluno com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual(DI) em turma dos anos iniciais na escola pública (2022). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com atuação em turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I - PIBID/UFRPE - Núcleo de Pedagogia na UFAPE (2020-2022). Fez parte do projeto de extensão "Cátedra Paulo Freire: espaço de reinvenção do legado freireano" (2020) e "Revistando o legado do educador Paulo Freire: estudos e pesquisas" (2021), ambos na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco.      

Elaine Cristina Nascimento da Silva, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (UFPE / CEEL). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (PPGE), na linha de pesquisa Educação e Linguagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, e na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, especificamente em relação ao ensino-aprendizagem da produção textual.  

Citas

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Publicado

2024-02-14

Cómo citar

Sousa, L. da S. ., Carvalho, M. de B., & da Silva, E. C. N. . (2024). O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: : OLHARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGO(A)S. Educação E (Trans)formação, 1(1). Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6097

Número

Sección

Artigos