O uso da pontuação em editoriais das fases panfletária, literária e telegráfica

Autores/as

  • Danielle Caroline Lins Silva

Palabras clave:

Pontuação, Editorial, Tradição Discursiva

Resumen

O presente artigo busca traçar a historicidade do uso da pontuação na escrita de editoriais jornalísticos nas fases político-panfletária, literária-independente e telegráfico-informativa, na passagem do século XIX ao XX, que marcam a historicidade dessa tradição discursiva. O corpus é composto de sete editoriais, sendo três da fase panfletária, e dois das fases literária e telegráfica. A análise é de cunho qualitativo, visando observar os traços de mudança e permanência na pontuação dos textos referentes a cada fase descrita. O aporte teórico está pautado nos preceitos da Tradição Discursiva, com Kabatek (2004; 2005; 2006), Gomes (2007), Zavam (2009); e da Linguística Sócio-histórica, Gomes e Zavam (2018), Camara (2001), Andrade e Gomes (2018). Os resultados indicam que na passagem de uma fase a outra houve a transição de um emprego da pontuação predominantemente prosódico para um que contemple aspectos, para além dos prosódicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Vincular o ensino da pontuação a estudos como esse, é oportunizar vivências de um ensino interdisciplinar, fazendo o estudante enxergar os múltiplos recursos que a língua dispõe ao considerar os mais diferentes contextos de produção e finalidades comunicativas.

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Biografía del autor/a

Danielle Caroline Lins Silva

Graduada do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol da Universidade Federal Rural dePernambuco. 

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Publicado

2021-02-01

Cómo citar

Lins Silva, D. C. . (2021). O uso da pontuação em editoriais das fases panfletária, literária e telegráfica. Encontros De Vista, 23(1), 52–69. Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4126

Número

Sección

Artigos