Educação de surdos e fracasso escolar

Authors

  • Severina Batista de Farias Klimsa Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Keywords:

Educação, Surdez, Inclusão, Exclusão

Abstract

A presente discussão tem como objetivo sistematizar ideias e refletir sobre a temática "fracasso escolar" no âmbito geral de educação, apresentando algumas concepções históricas, culminando com o fracasso escolar relacionado à educação de pessoas surdas. Para tanto, foram analisadas respostas de um questionário, aplicado a um grupo de professores que atuam numa escola para surdos, com o intuito de compreender o que estes pensam sobre educação de surdos. Há uma grande necessidade de aprofundar o conhecimento desta temática no que se refere à surdez e, sem dúvida, estas discussões apresentam-se intimamente ligadas às questões sobre o fracasso e os problemas do ensino regular que explicam esse fracasso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Severina Batista de Farias Klimsa, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

References

BOTELHO, Paula. Segredos e silêncios na educação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

DOTTI, Corina. Fracasso escolar e classes populares. In GROSSI, E. BORDIN, J. Paixão de aprender. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 21-28, 1994.

SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

SLOBIN, Dan. Psicolingüística. São Paulo. EDUSP, 1980.

TONINI, Andréa. Dificuldades de aprendizagem: uma realidade crescente nas instituições escolares. Cadernos de Educação Especial. Universidade Federal de Santa Maria, 1997. 9, 48-57.

WRIGLEY, Owen. The polítics of deafness. Washington, D.C.: Gallaudet University Press, 1996.

Published

2021-07-26

How to Cite

Klimsa, S. B. de F. (2021). Educação de surdos e fracasso escolar. Encontros De Vista, 5(1), 75–82. Retrieved from https://www.journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4414

Issue

Section

Artigos