ALTERIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS AFROAMERICANAS: NICOLÁS GUILLÉN, SOLANO TRINDADE E NICOMEDES SANTA CRUZ

Autores

  • Amarino Oliveira de Queiroz UFRN

Palavras-chave:

Oralidade, Escritura, Alteridades artísticas e culturais

Resumo

Uma das vertentes de convergência entre as escritas afrodescendentes produzidas nas Américas durante o século XX foi a recorrência à oralidade e à consciência identitária como elementos estruturadores dos discursos poéticos e narrativos. Interferências desta ordem fazem-nos pensar em escritores latino-americanos de ascendência africana como o peruano Nicomedes Santa Cruz, o cubano Nicolás Guillén e o brasileiro Solano Trindade. Nos três autores, esta relação entre oralidade e escritura parece beber em fontes similares que vão da tradição oral dos povos ameríndios e dos antigos gritos africanos aos recursos mnemônicos utilizados pelos contadores  e contadoras de histórias e suas narrativas orais em situação de performance, ladeadas pelos ditos populares, chistes e advinhas, bem como pelo labor dos cantadores rurais e urbanos de tradição ibérica, presentes tanto no Peru (décimas, yaravíes) como em Cuba (contrapunteos, guajiras) ou no Nordeste do Brasil (cantorias de viola, emboladas). Apoiada numa reflexão crítica que inclui estudos de Ojeda, Orihuela, Glissant, Retamar, Bernd, Santiago e Zumthor, este texto recorta algumas questões relativas às alteridades afro-americanas expressas no discurso artístico dos supracitados poetas.

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

Queiroz, A. O. de. (2017). ALTERIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS AFROAMERICANAS: NICOLÁS GUILLÉN, SOLANO TRINDADE E NICOMEDES SANTA CRUZ. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 3(1), 79–93. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/1425

Edição

Seção

ARTIGOS