DIALOGISMO, RELAÇÕES DIALÓGICAS E A PALAVRA COMO UNIDADE SÍGNICA
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA TEORIA BAKHTINIANA
Palavras-chave:
Bakhtin e o Círculo; Relações dialógicas; Signo; Análise Dialógica do DiscursoResumo
As pesquisas no campo dos estudos bakhtinianos por muitas vezes detém-se no dialogismo, trazido como sinônimo de vários diálogos/vozes no interior do discurso. Neste artigo, porém, propõe-se discutir não só o dialogismo como princípio constitutivo da linguagem, mas também as relações dialógicas, isto é, uma metodologia/epistemologia da Análise Dialógica do Discurso (ADD) que concebe as relações alterativas que ocorrem em diferentes modalizações enunciativas e, é nesse ínterim que o presente trabalho estabelece uma in(distinção) conceitual dos termos. Na mesma seara, a Metalinguística, defendida por Bakhtin, em Problemas da obra de Dostoiévski (1929), contribuiu de forma precípua na construção de uma estética filosófica que põe o eu e o outro em incessante diálogo, refutação e inconclusibilidade que confluem, em suma, a uma análise da palavra como representação sígnica, que adentra no contexto semântico-ideológico e assume diferentes matizes valorativos em um dado contexto comunicacional. A análise empreendida neste trabalho, de tipologia qualitativa, está pautada, para além dos princípios teórico-metodológicos de Bakhtin (1929; 1997; 2010; 2013) e Volóchinov (2017; 2019), apoia-se em Brait (2013), que aponta para a verbo-visualidade, Kristeva (2012) que pontua a intertextualidade, Stella (2005), o qual assevera a palavra sígnica, dentre outros teóricos/as teorizados no decorrer do trabalho.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Probliémi tvórtchestva Dostoiévskogo. [Problemas da obra de Dostoiévski]. Leningrado: Priboi, 1929.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina. 4ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
_____. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Bernardini et al. 6ª ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2010.
_____. Questões de estilística no ensino de língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Volkova América. São Paulo: Editora 34, 2013.
_____. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013 [1963].
BRAIT, Beth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Revista Bakhtiniana, v. 08, n.02, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16568/12909, acesso em: 28 jan. 2022.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: língua portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998.
BEZERRA, Paulo. Uma obra à prova do tempo. In: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013 [1963].
SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2009.
DOMINGUES, Taciane. O Círculo de Bakhtin e o Idealismo Alemão: relações entre pensamento e língua. Estudos Linguísticos, v. 46, n. 2, p. 641-654. DOI: 10.21165/el.v46i2.1642. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1642. Acesso em: 04 fev. 2022.
FIORIN, José. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
KRISTEVA, Julia. A palavra, o diálogo e o romance. In: KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução de Lúcia Helena França Ferraz. 3. ed. revista e aumentada. São Paulo: Perspectiva, 2012 [1967].
GRILLO, Sheila. A metalinguística: por uma ciência dialógica da linguagem. Horizontes, v. 24, n. 02, p. 121-128, jul/dez, 2006. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/28336. Acesso em: 02 fev. 2022.
HUMBOLDT, Wilhelm. La diversidade de la estructura del lenguaje humano y su influencia sobre el desarrollo espiritual de la humanidade. Tradução e prólogo de Ana Agud. Barcelona: ANTHROPOS, 1990.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blinkstein. São Paulo: Editora Cultrix, 2012.
STELLA, Paulo. Palavra. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: Conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Volkova América. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poesias. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Volkova América. São Paulo: Editora 34, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.


















