A LUSOFONIA E A LÍNGUA PORTUGUESA:

INQUIETAÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Josyane Malta Nascimento UNILAB

Palavras-chave:

Lusofonia. Agualusa. Mia Couto.

Resumo

O artigo discute a noção de lusofonia e problematiza a centralização da língua portuguesa para a construção do conceito. Num primeiro momento, intitulado “A lusofonia e a língua portuguesa”, concentramo-nos na crítica ao lusolinguismo e à sua centralidade na concepção da lusofonia, entendendo essa perspectiva como homogeneizante. A seguir, trabalhamos com alguns fragmentos do romance Um estranho em Goa, de José Eduardo Agualusa, percorrendo o espaço Goês e a tensão linguística encenada na trama. Também cotejamos algumas inquietações intelectuais, a partir do posicionamento de Michel Chaen, Lourenço do Rosário e Fernando Cristóvão. Finalmente, dedicamos a última seção para reflexão sobre os desafios da construção do espaço lusófono como lugar de pluralidade e inclusão, trazendo à cena o ensaio “Luso-Afonias”, de Mia Couto. Nesse ínterim, também aproveitamos para expor o exemplo da UNILAB na edificação cooperativa da lusofonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUALUSA, José Eduardo. Um estranho em Goa. 2.ed. Rio de Janeiro: Gryphus, 2010 (e-book)

CAHEN, Michel. “Lusitanidade e lusofonia: considerações conceituais sobre realidades sociais e políticas”. Trad. Mariângela Peccioli e André Luiz Joanilho. Plural Pluriel – revue des culture de langue portugaise, n. 7, automne/hiver, 2010. Disponível em:

Acesso em 5 de junho de 2020

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano e outras interinvenções. Lisboa: Caminho,

_____. “Uma lusofonia para além da língua”. Jornal das Letras. Número 1237. Lisboa: 28 de feve-reiro a 13 de março de 2018

CRISTÓVÃO, Fernando. “Os três círculos da lusofonia”. Revista Humanidades. Lisboa: 2000.

FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil - aspectos da formação social brasileira como proces-so

de amalgamento de raças e culturas. São Paulo: Global, 2016 (e-book)

LOURENÇO, Eduardo. A Nau de Ícaro e Imagem e miragem da lusofonia. São

Paulo: Companhia das Letras, 2001.

QUEIROZ, Brito. “África terá maioria dos falantes de português até o fim do século.”

Agência Brasil, out., 2019. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-10/africa-tera-maioria-dos-falantes-do-portugues-ate-o-fim-do-seculo#:~:text=Com%20cerca%20de%20210%20 milh%C3%B5es,no%20mundo%20atualmente%20s%C3%A3o%20brasileiros>.

Acesso em 10 jul. 2020.

ROSÁRIO, Lourenço. Singularidades II. Maputo: Texto editores, 2009.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Malta Nascimento, J. (2023). A LUSOFONIA E A LÍNGUA PORTUGUESA: : INQUIETAÇÕES E DESAFIOS. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 10(1), 114–123. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/5407