CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NO O DIABO NA CRUZ DE NGUGI WA THIONG'O

Autores

  • Juan Carlos Vásquez García Universidad de Antioquia

Palavras-chave:

África anglófona; análise literária; educação; literatura africana

Resumo

A análise literária na formação de professores de línguas estrangeiras é uma atividade que ainda precisa ser fortalecida, especialmente o estudo de obras literárias não canônicas, ou seja, aquelas que vêm de centros de produção que não os Estados Unidos e a Inglaterra. Assim, este texto apresenta os resultados da análise literária de O Diabo na Cruz do escritor queniano Ngugi wa Thiong'o, cujo objetivo era explorar, a partir de uma abordagem descolonial e ladinoamefricana, as expressões, práticas ou concepções subjacentes da educação. Constatou-se que a educação é um campo em disputa entre as forças coloniais e descoloniais que encontram nas práticas linguísticas escritas e orais os mecanismos para, por um lado, impor imagens e sentimentos coloniais que procuram perpetuar a escravidão das mentes e corpos das populações colonizadas e, por outro lado, tentar recuperar a memória e, com ela, a relevância cultural e política dos povos subjugados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIS, P. (2011). Class struggle, elitism and social collectivism in Ngugi Wa Thiong’o’s

Devil on the cross: A Marxist approach. 2011, 42 p. Dissertation (Master in Literature).

School of Humanities and Media Studies, Dalarna University, Dalarna, 2011.

https://www.diva-portal.org/smash/record.jsf?pid=diva2%3A519152&dswid=-3555

AGOSTINHO, E. África em Quadrinhos. Em MACEDO, M.; LACERDA, G. &

MIRANDA, A. (Orgs.), Ensino e Diversidade: a práxis docente em meio ao pluralismo

atual. Porto Seguro: Oya Editora, 2019, p. 171-204.

https://docs.wixstatic.com/ugd/4713eb_147c9c151bc04f539d5b74a8f9f75cd4.pdf

AGOSTINHO, E. Que “negro” é esse nas histórias em quadrinhos?: uma

análise sobre o Jeremias de Maurício de Sousa. 2017, 184 f. Dissertação (Mestrado em

Relações Étnico-raciais). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da

Fonseca, Rio de Janeiro, 2017. https://dippg.cefet-

rj.br/pprer/attachments/article/81/82_Elbert%20de%20Oliveira%20Agostinho.pdf

BALOGUN, F. Ngugi’s Devil on the Cross: The Novel as Hagiography of a Marxist.

Ufahamu: A Journal of African Studies, v. 16, n. 2, p. 76-99, 1988.

BARRETO, R. Amefricanity. The black feminism of Lelia Gonzalez. Radical Philosophy,

v. 209, p. 15-20, 2020.

BEUCHOT, M. Hechos e interpretaciones. Hacia una hermenéutica analógica. México: FCE, 2016.

BORGES, R., & MELO, G. Quando a raça e o gênero estão em questão: Embates discursivos

em rede social. Revista Estudos Feministas, v. 27, n. 2, p. 1-13, 2019.

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254727

CARDOSO, C. Amefricanizando o feminismo: O pensamento de Lélia Gonzalez. Revista

Estudos Feministas, v. 22, p. 965-986, 2014.

CARVALHO, N., & DOMINGUES, P. Dogma feijoada a invenção do cinema negro

brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, n. 96, p. 2-18, 2018.

https://doi.org/10.17666/339612/2018

CARVALHO, N., & DOMINGUES, P. (2017). A representação do negro em dois manifestos

do cinema brasileiro. Estudos Avançados, v. 31, n.89, p. 377-394, 2017.

https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890027

DUSSEL, E. Filosofías del sur. Descolonización y transmodernidad. (Primera reimpresión).

Ciudad de México: Ediciones AKAL México, S.A. de C.V, 2016.

DUSSEL, E. Filosofía de la liberación. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica,

ELMA, S. Voicing Oppression: A Rhetorical Reading of Ngugi wa Thiong’o’s Devil

on the Cross. 2010, 30 p. Dissertation (Master in Literature). Karlstad University, Faculty of

Arts and Education, Department of Languages, Karlstad, 2010. https://www.diva-

portal.org/smash/record.jsf?pid=diva2%3A436615&dswid=3944

FANON, F. Los condenados de la tierra. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2015.

FREIRE DANTAS, L. T. Descolonização Curricular: A filosofia africana no ensino médio.

São Paulo: Editora PerSe, 2015.

FREIRE DANTAS, L. T. Enegrecer a Universidade para vivenciar o conhecimento. Revista de Filosofia Aurora, [S. l.], v. 33, n. 59, 2021. DOI: 10.7213/1980-5934.33.059.DS01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/aurora/article/view/27928.

GELAMO, R. P., GARCIA, A. V., & RODRIGUES, A. (2022). Descolonizar a filosofia

brasileira: Desafios éticos e políticos para as filosofias do sul global. Trans/Form/Ação,

(spe), p. 415-438, 2022. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp.20.p415

GONZÁLEZ, L. A Categoria Político-Cultural de Amefricanidade. Tempo Brasileiro,

/93, p. 69-82, 1988.

GROSFOGUEL, R. Racismo/sexismo epistémico, universidades occidentalizadas y los

cuatro genocidios/epistemicidios del largo siglo XVI. Tabula Rasa, 19, p. 31-58, 2013.

https://doi.org/10.25058/20112742.153

KASANGA, L. A., & KALUME, M. The use of indigenized forms of english in

Ngugi’s Devil on the Cross: a linguistic and sociolinguistic analysis. African Languages

and Cultures, 9(1), p. 43-69, 1996. https://doi.org/10.1080/09544169608717799

MACHADO, A. F. Filosofia africana para descolonizar olhares: Perspectivas para o ensino

das relações étnico-raciais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 1,

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1854

MAGRAY, A. Devil on the cross by Ngugi Wa Thiong’o: As a piece of political fiction and

powerful critique of capitalism. India Literaria (Issn 2229-4600), v. 9, n. 1-2, Kashmir

University, 2019.

MALEMBANIE, N. K. Satirical Art in Ngugi Wa Thiongo’s Novel Devil on the Cross.

SSRN Electronic Journal, 2011. https://doi.org/10.2139/ssrn.2019754

NASCIMENTO, W. F. do, & BOTELHO, D. M. O currículo de filosofia brasileiro entre

discursos coloniais: A colonialidade e a educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e

Educação, v. 14, p. 66-89, 2010.

NDIGIRIGI, G. Character Names and Types in Ngugi’s Devil on the Cross. Ufahamu: A

Journal of African Studies, v. 19, n. 2-3, 1991. https://doi.org/10.5070/F7192-3016792

OGUDE, J. A. Allegory and the grotesque image of the body: Ngugi’s Portrayal of depraved

characters in Devil on the cross. World Literature Written in English, v. 36, n. 2, p. 77-91,

https://doi.org/10.1080/17449859708589276

PINTO-BAILEY, C. F. Black Brazilian Feminisms: From Page, to Stage, to Screen. Review:

Literature and Arts of the Americas, v. 54, n. 1, p. 34-44, 2021.

https://doi.org/10.1080/08905762.2021.1904649

PRYSTHON, A. F. Stuart Hall, os estudos fílmicos e o cinema. MATRIZes, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 77-88, 2016. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v10i3p77-88. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/122401

QUINTERO RIVERA, Á. G. La danza de la insurrección: Para una sociología de la música

latinoamericana. Buenos Aires: CLACSO, 2020.

RAMOSE, M. B. The ethics of ubuntu. In: COETZEE, P. H.; ROUX, A. (eds). The African

Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002, p. 324-330

Rocha, A. M. da. (2014). EXCLUSÃO INTELECTUAL DO PENSAMENTO NEGRO.

PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília, v. 3, n. 5,

p. 103-119, 2014. https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11587

SEGATO, R. La nación y sus otros. Raza, etnicidad y diversidad religiosa en tiempos de

Políticas de la Identidad. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007.

WA THIONG'O, N. Dreams in a time of war. A childhood memoir. New York: Anchor Books, 2011.

WA THIONG’O, N. Descolonizar la mente. Bogotá: Penguin Random House Grupo

Editorial, S.A.U., 2015.

WA THIONG’O, N. El diablo en la cruz. Bogotá: Penguin Random House Grupo Editorial,

S.A.U., 2018.

Videos

DR. Molefi Kete Asante: Afrocentricity, Knowledge and Power. 24 Feb. 2021. 1 video (56 min. 46 sec.). Published by the channel The Ka Institute. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=pTv7yjB6ztU. Accessed: 1 june. 2022.

NG?G? wa Thiong’o Interview: Memories of Who We Are. 13 Oct. 2015. 1 video (18 min. 18 sec.). Published by the channel Louisiana Channel. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=AYP9sJvDcYE. Accessed: 16 Jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Vásquez García, J. C. . (2023). CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NO O DIABO NA CRUZ DE NGUGI WA THIONG’O. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 10(1), 66–96. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/5468