Índices biofísicos da Bacia Hidrográfica do rio Sucuru-PB utilizando o Google Earth Engine

Autores

Palavras-chave:

multi-temporal, semiárido, geotecnologias

Resumo

A Bacia Hidrográfica do rio Sucuru-PB abrange uma área de 1.652,5 km², e requer monitoramento eficiente de seus recursos naturais. O Sensoriamento Remoto (SR) emerge como uma ferramenta crucial para essa finalidade. Este estudo teve como objetivo a análise da dinâmica do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e da Temperatura da Superfície Terrestre (LST) em relação às variações na precipitação pluviométrica durante o período de 2001 a 2019. Para realizar essa análise, a plataforma Google Earth Engine (GEE) foi empregada, juntamente com dados dos sensores Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) e TerraClimate, utilizando programação em JavaScript. O coeficiente de correlação de Pearson (r) no software R® foi aplicado para avaliar as relações entre os dados da série temporal do NDVI e da precipitação pluviométrica, bem como entre os dados da LST e a precipitação pluviométrica. Este estudo destacou a eficácia da plataforma GEE no processamento das imagens, permitindo uma análise abrangente da dinâmica da bacia do rio Sucuru e sua relação com fatores climáticos fundamentais, fornecendo informações cruciais para a gestão dos recursos hídricos na região, destacando a importância do SR como uma ferramenta eficaz para monitorar os recursos naturais das bacias hidrográficas. Os coeficientes de correlação de Pearson revelaram uma correlação moderada entre o NDVI e a precipitação pluviométrica, bem como entre a LST e a precipitação pluviométrica, indicando uma forte associação entre a dinâmica da vegetação e a LST com os padrões de precipitação pluviométrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Hugo Simplicio de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil

Graduando em Engenharia de Biossistemas na Universidade Federal de Campina Grande, CDSA/Campus Sumé com ênfase em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica-PIBIC, em projetos na área de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, entré 2021 a 2023 e atuou em projeto na área de secagem de alimentos entre 2020 e 2021. Ex-Membro Associado Consultor Júnior da SustemBIO Jr, Empresa Júnior do curso de Engenharia de Biossistemas da UFCG/CDSA.

George do Nascimento Ribeiro, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil

Possui graduação em Agronomia (2003) e mestrado em Manejo e Conservação de Solo e Água (2006) pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2014) e Pós-doutorado em Fontes Alternativas de Energias pelo Programa de Pós-graduação eles Engenharia Química pai UFCG (LABFREN/UFCG). Atualmente é professor da Universidade Federal de CampinaGrande/CDSA/Campus Sumé. Tem experiência nas áreas de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto (recursos naturais, geotecnologias e mapeamento temático) e em Energias Renováveis ​​(produção de hidrogênio como fonte de combustível para célula de combustível e energia solar - placas fotovoltaicas).

Paulo Roberto Megna Francisco, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil

Atuou como Pesquisador de Desenvolvimento Científico Regional de Interiorização da Universidade Federal da Paraíba-UFPB-CCA/Areia. Graduado como Engenharia Agrícola pela UFCG. Doutorando em Recursos Naturais (Concentração em Engenharia de Recursos Naturais). Possui Doutorado em Engenharia Agrícola (Concentração em Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal Campina Grande - UFCG (2013), Mestrado em Agronomia- Manejo de Solo e Água (Concentração - Agricultura Sustentável e Planejamento Ambiental) pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Areia (2010) e também Graduado como Tecnólogo Agrícola (Mecanização) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Bauru (1990). Tem experiência na Docência na área de Agronomia, com ênfase em Mecanização Agrícola, Máquinas e Implementos Agrícolas e Máquinas Agrozootécnicas. Atua como pesquisador, colaborador e orientador em projetos junto à UFPB Campus de Areia, UFCG -Campus de Campina Grande, Campus de Sumé e Campus Patos. Tem experiênciaem técnica e mapeamento de solos, exigindo agrícola e pedoclimática, capacidade de uso do solo, geoprocessamento, cartografia, sensoriamento remoto, geoestatística, geração de balanço hídrico e índices climáticos. Prestou consultoria para o INCRA/PB na realização de PDAs. Foi Consultor Ad hoc do CONFEA como organizador do CONTECC. Editor Chefe da Editora Portal Tecnológico-EPTEC . Atualmente colabora como organizador e na comissão científica do CNMA-Poços de Caldas.

Osmar Antônio da Silva Júnior, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil

Possui curso tecnico profissionalizante em técnico agrícola com habilitação em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (2016) e ensino medio segundo grau pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (2012). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de biossistemas. Atualmente, cursando Engenharia de Biossistemas na Universidade Federal de Campina Grande.

Luiz Heitor Gonçalves Teodomiro Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Entusiasta nas áreas de atuação em estudos de práticas agroecológicas nas escolas, manejo de Sistemas Agroalimentares Sustentáveis/Sistemas Agroflorestais, com enfoque na Agricultura Familiar. Com experiência adquirida em Extensão, condução de pesquisa para publicação de artigos científicos, Trabalho Voluntario em Laboratório e Áreas Experimentais do referido Campus e em assentamentos rurais.

Jarlean Lopes Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil

Graduando em Engenharia de Biossistemas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do grupo de pesquisa Educação em Solos. participei no ano de 2022-2024 do Programa de Extensão PASCAR (Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri), como locutor no programa Matutando Solos e Agroecologia, tive o privilégio de compartilhar informações e conhecimentos especializados sobre agroecologia, sustentabilidade e técnicas de conservação de solos, alcançando um público diversificado e contribuindo para fortalecer a educação e conservação do capital social do Semiárido. Desempenhando um papel ativo ministrando oficinas de Geotinta em diversas escolas da Região do Cariri. Por meio dessas atividades, contribuí para a disseminação de práticas sustentáveis, promovendo a conscientização ambiental e incentivando o uso de técnicas e materiais sustentáveis na produção de tintas. Além disso, assumi o cargo de tesoureiro no Centro Acadêmico de Engenharia de Biossistemas (CA) durante o período de 2022-2023, sendo responsável pela gestão financeira e organização de eventos acadêmicos.

Referências

ABATZOGLOU, J. T.; DOBROWSKI, S. Z.; PARKS, S. A.; HEGEWISCH, K. C. TerraClimate, a high-resolution global dataset of monthly climate and climatic water balance from 1958–2015. Scientific Data, v. 5, n. 1, p. 1-12, 2018.

AIRES, A. A.; BEZERRA, J. M. Mapeamento do índice de vegetação e temperatura de superfície da cidade de Pau dos Ferros-RN. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 48, p. 113-131, 2021.

ALVES, T. L. B. Caracterização física e socioambiental da microbacia hidrográfica do Riacho Namorado no município de São João do Cariri-PB. 110f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais). Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2012.

AQUINO, C. M. S. D.; OLIVEIRA, J. G. B. D.; ALMEIDA, J. A. P. D. Análise da desertificação do núcleo de São Raimundo Nonato–Piauí. Análise da desertificação do núcleo de São Raimundo Nonato-Piauí. Revista Brasileira de Cartografia, v. 1, n. 64, p. 287-299, 2012.

AZEVEDO, L. S.; BARBOSA, L. C. Estudo do índice de vegetação e temperatura da superfície terrestre na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu (PA) utilizando o Google Earth Engine. Revista de Geociências do Nordeste, v. 6, n. 2, p. 244-256, 2020.

BARBOSA, L. C; BORGES, K.; FERREIRA, W. D. S.; TORRES, M. V. E.; SILVA, A. A. T. Variabilidade espaço-temporal da cobertura do solo por índices de vegetação e água no município de Santana do Araguaia – PA. In: Congresso Araguaiense de Ciências Exatas, Tecnológica e Social Aplicada, 1, 2019, Pará. Anais... Pará, 2019.

BECERRA, J. A. B.; SHIMABUKURO, Y. E.; ALVALÁ, R. C. S. Relação do padrão sazonal da vegetação com a precipitação na região de Cerrado da Amazônia Legal, usando índices espectrais de vegetação. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 24, n. 2, p. 125-134, 2009.

BEZERRA, D. X. Variabilidade espaço-temporal do NDVI gerado a partir do satélite TERRA/MODIS sobre o Nordeste brasileiro. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais). Instituto de Ciências do Mar. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2018.

BRITO, C. S.; SILVA, R. M.; SANTOS, C. A. G.; NETO, R. M. B.; COELHO, V. H. R. Monitoring meteorological drought in a semiarid region using two long-term satellite-estimated rainfall datasets: A case study of the Piranhas River basin, northeastern Brazil. Atmospheric Research, v. 250, n. 1, e105380, 2021.

CAVALCANTE, J. C.; ALMEIDA, C. A.; CASTELO, T. B. Análise de NDVI e temperatura da superfície terrestre utilizando a plataforma do Google Earth Engine em área de savana amazônica e floresta secundária, no município de Vigia–PA. Revista de Geociências do Nordeste, v. 6, n. 1, p. 64-70, 2020.

CHAWLA, I.; KARTHIKEYAN, L.; MISHRA, A. K. A review of remote sensing applications for water security: Quantity, quality, and extremes. Journal of Hydrology, v. 585, n. 1, e124826, 2020.

CEPEDA ARIAS, E.; CAÑON BARRIGA, J. Performance of high-resolution precipitation datasets CHIRPS and TerraClimate in a Colombian high Andean Basin. Geocarto International, v. 37, n. 27, p. 17382-17402, 2022.

COSTA, A. L. Determinação de parâmetros biofísicos na região de Araripina-Pernambuco com técnicas de sensoriamento remoto. 67f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola). Departamento de Engenharia Agrícola. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, 2014.

CUNHA, A. P. M.; ZERI, M.; DEUSDARÁ LEAL, K.; COSTA, L.; CUARTAS, L. A.; MARENGO, J. A.; TOMASELLA, J.; VIEIRA, R. M.; BARBOSA, A. A.; CUNNINGHAM, C.; CAL GARCIA, J. V.; BROEDEL, E.; ALVALÁ, R.; RIBEIRO-NETO, G. Extreme drought events over Brazil from 2011 to 2019. Atmosphere, v. 10, n. 11, e642, 2019.

DING, Y.; XU, J.; WANG, X.; PENG, X.; CAI, H. Spatial and temporal effects of drought on Chinese vegetation under different coverage levels. Science of the Total Environment, v. 716, n. 1, e137166, 2020.

DINIZ, R. R. S.; ALENCAR, M. L. S.; MEDEIROS, S. A.; GUERRA, H. O. C.; SALES, J. C. R. Índice de anomalia de chuvas da Microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 13, n. 6, p. 2628-2640, 2020.

FERNANDES, M. R. D. M.; MATRICARDI, E. A. T.; ALMEIDA, A. Q. D.; FERNANDES, M. M. Mudanças do uso e de cobertura da terra na região semiárida de Sergipe. Floresta e Ambiente, v. 22, n. 4, p. 472-482, 2015.

FERREIRA JÚNIOR, J. J.; DANTAS, M. J. F. Análise do albedo da superfície e de índices de vegetação por sensoriamento remoto na bacia hidrográfica do Rio Pacoti/CE. Revista Tecnologia, v. 39, n. 2, p. 1-18, 2018.

FERREIRA, B.; ZIMMERMMANN, D. M.; CRISPIM, L. C.; FLASH, M. F.; VIEIRA, C. A. O. Análise sazonal das temperaturas superficiais do estado de Santa Catarina entre os anos de 2000 e 2010. In: Congresso Brasileiro de Cartografia e Exposicarta, 27 e 26, 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2017.

FUNK, C.; PETERSON, P.; LANDSFELD, M.; PEDREROS, D.; VERDIN, J.; SHUKLA, S.; HUSAK, G.; ROWLAN, J.; HARRISON, L.; HOELL, A.; MICHAELSEN, J. The climate hazards infrared precipitation with stations - a new environmental record for monitoring extremes. Scientific Data, v. 2, n. 1, p. 1-21, 2015.

GOOGLE EARTH ENGINE (GEE). A planetary-scale platform for Earth science data & analysis. 2021. Disponível em: <https://earthengine.google.com/>. Acesso em: 27 de janeiro de 2023.

GORELICK, N.; HANCHER, M.; DIXON, M.; ILYUSHCHENKO, S.; THAU, D.; MOORE, R. Google Earth Engine: Planetary-scale geospatial analysis for everyone. Remote Sensing of Environment, v. 202, n. 1, p. 18-27, 2017.

HAMID, M.; KHUROO, A. A.; MALIK, A. H.; AHMAD, R.; SINGH, C. P.; DOLEZAL, J.; HAQ, S. M. Early evidence of shifts in alpine summit vegetation: a case study from Kashmir Himalaya. Frontiers in Plant Science, v. 11, n. 1, e421, 2020.

HOROWITZ, F. G. MODIS daily land surface temperature estimates in Google Earth Engine as an aid in geothermal energy siting. In: World Geothermal Congress, 2015, Melbourne. Anais…Melbourne, 2015.

IDEIÃO, S. M. A. Imagens Multiespectrais e Aplicações em Recursos Hídricos: Temperatura da Superfície e Balanços de Radiação e Energia. 156f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Centro de Tecnologia e Recursos Naturais. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 10 de setembro de 2021.

KUMAR, U.; SAHOO, B.; CHATTERJEE, C.; RAGHUWANSHI, N. S. Evaluation of simplified surface energy balance index (S-SEBI) method for estimating actual evapotranspiration in Kangsabati reservoir command using LANDSAT 8 imagery. Journal of the Indian Society of Remote Sensing, v. 48, n. 1, p. 1421-1432, 2020.

LOU, J.; XU, G.; WANG, Z.; YANG, Z.; NI, S. Multi-year NDVI values as indicator of the relationship between spatiotemporal vegetation dynamics and environmental factors in the Qaidam Basin, China. Remote Sensing, v. 13, n. 7, e1240, 2021.

MARENGO, J. A.; ESPINOZA, J. C.; RONCHAIL, J.; ALVES, L. M. Tropical South America east of the Andes. Bulletin of the American Meteorological Society, v. 97, n. 8, e185, 2016.

MARONEZE, M. M.; ZEPKA, L. Q.; VIEIRA, J. G.; QUEIROZ, M. I.; JACOB-LOPES, E. A tecnologia de remoção de fósforo: Gerenciamento do elemento em resíduos industriais. Revista Ambiente & Água, v. 9, n. 3, p. 445-458, 2014.

MOREIRA, N. L. W. A relação entre a expansão agrícola e os índices biofísicos: uma análise por meio do Google Earth Engine na Bacia Hidrográfica do Alto Parnaíba. 93f. Trabalho Conclusão do Curso (Graduação em Geografia). Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2022.

NOBRE, C. A.; MARENGO, J. A.; SELUCHI, M. E.; CUARTAS, L. A.; ALVES, L. M. Some characteristics and impacts of the drought and water crisis in Southeastern Brazil during 2014 and 2015. Journal of Water Resource and Protection, v. 8, n. 2, p. 252-262, 2016.

PAREDES-TREJO, F. J.; BARBOSA, H. A.; KUMAR, T. L. Validating CHIRPS-based satellite precipitation estimates in Northeast Brazil. Journal of Arid Environments, v. 139, n. 1, p. 26-40, 2017.

PARAÍBA. Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente. Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba, AESA. PERH-PB: Plano Estadual de Recursos Hídricos: Resumo Executivo & Atlas. Brasília, DF, 2006. 112p.

PATEL, N. N.; ANGIULI, E.; GAMBA, P.; GAUGHAN, A.; LISINI, G.; STEVENS, F. R.; TATEM, A. J.; TRIANNI, G. Multitemporal settlement and population mapping from Landsat using Google Earth Engine. International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation, v. 35, n. 1, p. 199-208, 2015.

PEREIRA, C. C. C.; MARIANO, Z. F.; CABRAL, J. B. P. Avaliação da temperatura de superfície continental (TSC) e o uso da terra na bacia da usina hidrelétrica de barra dos coqueiros (GO), por meio do sensoriamento remoto. Revista Brasileira de Climatologia, v. 18, n. 1, p. 92-107, 2016.

PEREIRA, J. D. S.; DIAS, C.; FRANÇA, L.; LINS, T.; SANTOS, M.; GALVÍNCIO, J. Estudo da alteração da vegetação a partir do NDVI e do albedo de superfície na Bacia do Rio Garça - PE. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 17, 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2015.

PETTORELLI, N.; VIK, J. O.; MYSTERUD, A.; GAILLARD, J. M.; TUCKER, C. J.; STENSETH, N. C. Using the satellite-derived NDVI to assess ecological responses to environmental change. Trends in Ecology & Evolution, v. 20, n. 9, p. 503-510, 2005.

PIRES, E. G. Análise da temperatura de superfície do estado do Tocantins a partir do uso de geotecnologias. Revista Interface, v. 1, n. 10, p. 133-144, 2015.

PIRES, G. F.; BUENO, F. P. Unidades de Conservação Brasileira: Desafios da gestão. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 11, n. 1, p. 146-151, 2015.

PONZONI, F. J.; SHIMABUKURO, Y. Sensoriamento remoto no estudo da vegetação. São José dos Campos: Ed. Parêntese, 2010. 135p.

QUILLET, A.; PENG, C.; GARNEAU, M. Toward dynamic global vegetation models for simulating vegetation–climate interactions and feedbacks: recent developments, limitations, and future challenges. Environmental Reviews, v. 18, n. 1, p. 333-353, 2010.

RAO, K. K.; PATWARDHAN, S. K.; KULKARNI, A.; KAMALA, K.; SABADE, S. S.; KUMAR, K. K. Projected changes in mean and extreme precipitation indices over India using PRECIS. Global and Planetary Change, v. 113, n. 1, p. 77-90, 2014.

RAFIEI SARDOOI, E.; AZAREH, A.; ESKANDARI DAMANEH, H.; SKANDARI DAMANEH, H. Drought Monitoring Using MODIS Land Surface Temperature and Normalized Difference Vegetation Index Products in Semi-Arid Areas of Iran. Journal of Rangeland Science, v. 11, n. 4, p. 402-418, 2021.

RATNER, B. The correlation coefficient: Its values range between+ 1/? 1, or do they? Journal of Targeting, Measurement and Analysis for Marketing, v. 17, n. 2, p. 139-142, 2009.

RAVANELLI, R.; NASCETTI, A.; CIRIGLIANO, R. V.; DI RICO, C.; LEUZZI, G.; MONTI, P.; CRESPI, M. Monitoring the impact of land cover change on surface urban heat island through Google Earth Engine: Proposal of a global methodology, first applications and problems. Remote Sensing, v. 10, n. 9, e1488, 2018.

RODRIGUES, R. R.; McPHADEN, M. J. Why did the 2011–2012 La Niña cause a severe drought in the Brazilian Northeast? Geophysical Research Letters, v. 41, n. 3, p. 1012-1018, 2014.

ROUSE, J. W.; HAAS, R. H., SCHELL, J. A.; DEERING, D. W. Monitoring Vegetation Systems in the Great Plains with ERTS. In: ERTS?1 Symposium, 1973, United States. Anais...NASA, United States, 1973.

SAMPAIO, E. V. S. B. Caracterização da caatinga e fatores ambientes que afetam a ecologia das plantas lenhosas. Ecossistemas brasileiros: manejo e conservação. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, p.129-142, 2003.

SANTOS, E. I. Uso de geotecnologias no estudo dos recursos naturais da bacia do rio sucuru, sub-bacia do rio Paraíba. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia). Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. Universidade Federal de Campina Grande. Sumé, 2015.

SANTOS, C. A. G.; BRASIL NETO, R. M.; SILVA, R. M.; SANTOS, D. C. Innovative approach for geospatial drought severity classification: a case study of Paraíba state, Brazil. Stochastic Environmental Research and Risk Assessment, v. 33, n. 2, p. 545-562, 2019.

SOUSA, J. H. S.; MOREIRA, A. R.; NASCIMENTO, A. A.; RIBEIRO, G. N.; OLIVEIRA NETO, J. N.; PRADO JÚNIOR, L. S. do. Assessment of land use and cover in the Sucuru Watershed using Google Earth Engine. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 17, n. 4, p. 235–241, 2022.

SANTOS, E. I.; ALENCAR, M. L. S.; SCHRAMM, V. B.; SANTOS, J. S.; NASCIMENTO, M. T. C. C. Uso de Geotecnologias no estudo da degradação das terras da bacia do Rio Sucuru, na Paraíba. Ciência e Natura, v. 42, n. 57, e15, 2020.

SANTOS, P.; NEGRI, A. J. A comparison of the normalized difference vegetation index and rainfall for the Amazon and Northeastern Brazil. Journal of Applied Meteorology and Climatology, v. 36, n. 7, p. 958-965, 1997.

SCHEFFER, M.; HOLMGREN, M.; BROVKIN, V.; CLAUSSEN, M. Synergy between small?and large?scale feedbacks of vegetation on the water cycle. Global Change Biology, v. 11, n. 7, p. 1003-1012, 2005.

SHARMA, A.; WASKO, C.; LETTENMAIER, D. P. If precipitation extremes are increasing, why aren't floods? Water Resources Research, v. 54, n. 11, p. 8545-8551, 2018.

SILVA, J. N. C. Análise temporal de índices de vegetação no apoio à classificação de imagens: cobertura do solo na Bacia Hidrográfica do Rio Sucuru. 109f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais). Centro de Tecnologia e Recursos Naturais. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2017.

SILVA, L. A. P.; ROCHA, A. M.; SOUZA, C. M. P.; LEITE, M. E. Análise da temperatura de superfície terrestre e variáveis biofísicas em domínios de vegetação do Brasil. Revista do Departamento de Geografia, v. 43, e181068, 2023.

SOUTO, J. I. O.; TRINDADE, A. R.; TAVARES, P. A.; BELTRÃO, F. E. S.; OLIVEIRA, R. Impactos antrópicos condicionantes na variação da temperatura do ar: um estudo de caso na APA Triunfo do Xingu, Pará (2005-2015). In: Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 7, 2018, Belém. Anais... Belém, 2018.

SRIVASTAVA, A.; DEB, P.; KUMARI, N. Multi-model approach to assess the dynamics of hydrologic components in a tropical ecosystem. Water Resources Management, v. 34, n. 1, p. 327-341, 2020.

SUN, Q.; MIAO, C.; DUAN, Q.; ASHOURI, H.; SOROOSHIAN, S.; HSU, K. L. A review of global precipitation data sets: Data sources, estimation, and intercomparisons. Reviews of Geophysics, v. 56, n. 1, p. 79-107, 2018.

URREA, V.; OCHOA, A.; MESA, O. Validación de la base de datos de precipitación CHIRPS para Colombia a escala diaria, mensual y anual en el periodo 1981-2014. In: Congreso Latinoamericano de Hidráulica, 28-30, 2016, Lima. Anais... Lima, 2016.

WAGENER, T.; SIVAPALAN, M.; TROCH, P.; WOODS, R. Catchment classification and hydrologic similarity. Geography Compass, v. 1, n. 4, p. 901-931, 2007.

WEN, Z.; WU, S.; CHEN, J.; LÜ, M. NDVI indicated long-term interannual changes in vegetation activities and their responses to climatic and anthropogenic factors in the Three Gorges Reservoir Region, China. Science of the Total Environment, v. 574, n. 1, p. 947-959, 2017.

YAO, J.; HU, W.; CHEN, Y.; HUO, W.; ZHAO, Y.; MAO, W.; YANG, Q. Hydro-climatic changes and their impacts on vegetation in Xinjiang, Central Asia. Science of the Total Environment, v. 660, n. 1, p. 724-732, 2019.

Downloads

Publicado

2023-11-25

Como Citar

Sousa, J. H. S. de, Ribeiro, G. do N., Francisco, P. R. M., Silva Júnior, O. A. da, Teodomiro Silva, L. H. G., & Nóbrega, J. L. (2023). Índices biofísicos da Bacia Hidrográfica do rio Sucuru-PB utilizando o Google Earth Engine. Revista Geama, 9(3), 86–94. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5725

Edição

Seção

ARTIGOS