Química e suas Áreas: Uma Análise de Mapas Conceituais Produzidos por Graduandos

Autores

  • Iara Terra Oliveira Centro de Ciências Naturais e Humanas, da Universidade Federal do ABC.
  • Rafael Cava Mori Centro de Ciências Naturais e Humanas, da Universidade Federal do ABC.
  • Flavio Antônio Maximiano Instituto de Química, da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

concepções de estudantes, mapas conceituais, graduação em Química

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das concepções de ciência química e suas áreas, apresentadas em mapas conceituais (MCs) elaborados por grupos de graduandos em Licenciatura em Química e Química Ambiental. Os resultados apontam para concepções reducionistas e simplificadoras sobre as relações da Química Ambiental, da Bioquímica e da Química Analítica com o conhecimento químico como um todo. O mesmo ocorre com outros campos do conhecimento mencionados nos MCs, especificamente a Matemática e Física, tratadas como subordinadas ao conhecimento químico. As concepções dos estudantes, assim, se mostraram coerentes com a organização curricular de seus cursos de graduação, que privilegia a divisão clássica da Química, a despeito de iniciativas integradoras já em andamento nesses contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Terra Oliveira, Centro de Ciências Naturais e Humanas, da Universidade Federal do ABC.

Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" ,  mestre em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Química pela Universidade Federal do ABC.

Rafael Cava Mori, Centro de Ciências Naturais e Humanas, da Universidade Federal do ABC.

Bacharel, licenciado, mestre e doutor em Química pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Centro de Ciências Naturais e Humanas, da Universidade Federal do ABC.

Flavio Antônio Maximiano, Instituto de Química, da Universidade de São Paulo.

Bacharel, licenciado e doutor em Química pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Instituto de Química, da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-07-15

Como Citar

Oliveira, I. T., Mori, R. C., & Maximiano, F. A. (2018). Química e suas Áreas: Uma Análise de Mapas Conceituais Produzidos por Graduandos. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(1), 29–46. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1730

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa