v. 10 n. 1 (2024)

					Visualizar v. 10 n. 1 (2024)
.
Publicado: 2024-09-02

Editorial

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

  • Paradigmas de formação docente em cursos de Licenciatura em Química no estado do Acre na região da Amazônia legal brasileira

    Róger Vinicius Nunes Queiroz da Costa, Daniel Barcelos da Cunha , Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
    4-21
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5727
  • A Fragmentação das Ciências Químicas na BNCC: Uma Análise do Currículo Formativo no Ensino Médio

    Alexya Heller Nogueira Rabelo, João Guilherme Nunes Pereira, Maria Cleide Da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio
    22-38
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6067

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química

  • A Legalização da Maconha no Brasil: Desenvolvendo Diálogos Decoloniais no Ensino de Química

    Júlia Martins Figueiredo, Lourinalda Luiza Dantas da Silva
    39-63
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6259
  • Ensino de Química na Perspectiva Inclusiva: Um Mapeamento nos Programas de Pós-Graduação na Área de “Ensino”

    Marcela Openheimer, Denise Pereira de Alcântara Ferraz
    64-89
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5576

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais

  • As Contribuições de um Centro de Ciências para a Formação Docente de seus Mediadores

    Patrícia Abranches Geraldo, Andréia Francisco Afonso
    90-102
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4895
  • Divulgação Científica e os Três Momentos Pedagógicos: Contribuições à Formação de Professores de Química

    Thiago Bernardo Cavassani, Guilherme Seminatti , Thayná Victoria Nascimento, Fabricio Gonçalves Ferreira
    103-124
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4963

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

  • Metodologias Ativas no Ensino de Bioquímica: Uma Revisão Integrativa

    José de Nazareno Ferreira dos Santos, Petronio Augusto Simão De Souza
    125-137
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5369
  • A Argumentação Dialógica como Fundamento para Aprendizagem Significativa Crítica na Construção Individual de Mapas Conceituais

    Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues, Kátia Aparecida da Silva Aquino, Raquel Cordeiro Nogueira Lima
    138-152
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5534
  • Mobilizando os Conteúdos Atitudinais, Conceituais e Procedimentais no Ensino de Cinética Química por meio das Tecnologias Digitais

    Daniel Alexandre Afonso, Arilson Silva, Everton Bedin
    153-170
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5729
  • Arco de Maguerez no Ensino de Química: Produções Acadêmicas entre 2013 e 2023

    Camila de Viana Arguello, Jorge Cardoso Messeder
    171-185
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6141
  • Mapeamento das Pesquisas Acerca da Utilização de Analogias e Metáforas no Ensino de Química

    Milene Guena Santos, Daniela Marques Alexandrino
    186-214
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6131
  • Ensino e Aprendizagem em Química: Revisão Bibliográfica com Uso do Software Iramuteq

    Angélica dos Santos Coelho, João Luiz Gasparin, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Fabiane Freire França
    215-233
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6080
  • Análise de uma Experiência de Ensino em Grupos Colaborativos em um Curso de Licenciatura em Química

    Patricia Fernandes Lootens Machado, Leandro Inácio de Souza , Roberto Ribeiro da Silva
    234-261
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5651
  • Estratégias Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Utilidade e Eficiência de uma Avaliação Observacional em uma Escola do Município de Campo Maior-PI

    Bruna Rafaela Silva Ibiapina, José Antonio de Sousa, Carlene de Souza Bitu
    262-279
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5586
  • Dificuldades de Aprendizagem de Oxirredução e a Abordagem do Conteúdo em Livros Didáticos da Educação Básica Brasileira

    Anike Arnaud, Carmen Fernandez
    280-302
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5788
  • Estilos de Aprendizagem como Ferramenta de Análise do Desempenho de uma Turma de Química no Ensino Médio

    Ivanilson Vieira Souza Junior, Alcione Torres Ribeiro , Marcos Antonio Pinto Ribeiro
    303-323
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5614
  • Atividade Experimental Problematizada (AEP): Análise de uma Pesquisa-Intervenção no Ensino de Química da Educação Básica Tratando da Temática Misturas

    André Luís Silva da Silva, Jaqueline Camargo Sena Régio, Paulo Rogério Garcez de Moura, Sabrina Nunes Ribas, José Cláudio Del Pino
    324-343
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5957

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino

  • Análise dos Experimentos Presentes nos Livros Didáticos de Química Selecionados pelo PNLD 2018

    Isis Lidiane Norato Souza, Joanez Aparecida Aires
    344-363
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.2657
  • História das Ciências Africana e Afro-Brasileira, uma Perspectiva Decolonial no Ensino de Química Pautado na Lei 11.645/2008

    Marcia Helena Alvim, Gabriel Henrique Costa Bento
    364-378
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5891

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química

  • A Representatividade da Área da Educação Química em Trabalhos de Iniciação Científica no Brasil

    Roberta Maura Calefi, Thiago Antunes-Souza
    379-398
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5838

Debates em Linguagem no Ensino de Química

Especial