O ensino de Bioquímica no Brasil: um olhar para a educação básica

Autores

  • Tiago Barboza Solner UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Liana Da Silva Fernandes UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Sandra Cadore Peixoto UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Leonardo Fantinel UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Resumo

Neste estudo é apresentado um mapeamento em teses e dissertações no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de analisar de forma qualitativa e quantitativa as pesquisas relacionadas ao tema “ENSINO DE BIOQUÍMICA”. É importante destacar que este tópico é abordado na disciplina de Química, na terceira série do Ensino Médio. Para realizar o mapeamento das dissertações e teses produzidas no Brasil foram utilizadas as informações fornecidas pela CAPES, através de seu Banco de Teses e Dissertações. Nos 16 trabalhos analisados buscou-se aqueles que apresentavam uma relação com o conteúdo de Bioquímica aplicada à Química da terceira série do ensino médio. Constatou-se que apenas 2 atendiam a esta proposta, evidenciando a necessidade de realizar mais estudos referentes ao ensino de bioquímica na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Barboza Solner, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Licenciado em Química e Mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana

Liana Da Silva Fernandes, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Licenciada em Química Pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado e Doutorado em Química Orgânica pela mesma Instituição. Atualmente Professora da Universidade Franciscana, sendo professora do Propgrama de Pós-Graduação em Nanociências. 

Sandra Cadore Peixoto, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Licenciada em Química Pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado e Doutorado em Química Analítica pela mesma Instituição. Atualmente Professora da Universidade Franciscana, sendo professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. 

Leonardo Fantinel, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Licenciado em Química Pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado e Doutorado em Química Orgânica pela mesma Instituição. Atualmente Professor da Universidade Franciscana, sendo professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. 

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Solner, T. B., Fernandes, L. D. S., Peixoto, S. C., & Fantinel, L. (2019). O ensino de Bioquímica no Brasil: um olhar para a educação básica. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 126–137. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2311

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química