A LINGUAGEM COMO COMUNICAÇÃO E MODO DE APRENDER: A ANÁLISE DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Simone Mertins PUCRS
  • Carla Melo da Silva PUCRS
  • Maurivan Güntzel Ramos

Resumo

Este estudo teve por finalidade compreender como professores de Ciências da Natureza da Educação Básica percebem a função da linguagem para o ensino e a aprendizagem de Ciências. Para isso, foi realizada a análise de narrativas, por meio de mônadas, de professores de Ciências, ingressantes num curso de pós-graduação stricto sensu, de uma universidade privada do sul do Brasil. A partir da análise, identificou-se que os professores concebem a linguagem como forma de aprender. Portanto, é necessário conhecer a realidade que o estudante está inserido, além da utilização de metáforas e analogias para a compreensão de termos científicos. As narrativas evidenciam o quão relevante os professores consideram a linguagem para o ensino e aprendizagem de Ciências e apontam preocupações e sugestões de melhorias em relação à linguagem nas aulas de Ciências. PALAVRAS-CHAVE: professores de Ciências, linguagem no ensino de ciências, análise narrativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Mertins, PUCRS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Escola de Ciências da PUCRS.

Carla Melo da Silva, PUCRS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Escola de Ciências da PUCRS.

Maurivan Güntzel Ramos

Doutor em Educação, Professor Titular da Faculdade de Química da PUCRS e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Escola de Ciências da PUCRS.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Mertins, S., Silva, C. M. da, & Ramos, M. G. (2019). A LINGUAGEM COMO COMUNICAÇÃO E MODO DE APRENDER: A ANÁLISE DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 118–133. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2014

Edição

Seção

Especial EDEQ