Aulas Experimentais como Estratégia para Discutir Questões Ambientais: Caminhos para o Engajamento dos Estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Yasmine Fernandes Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3700

Palavras-chave:

Engajamento Escolar, Atividades Experimentais, Ensino de Química

Resumo

As questões relacionadas ao engajamento dos estudantes mostram-se relevantes no contexto do ensino da disciplina de Química considerando-se as dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Nesse viés, o presente trabalho objetivou discutir as perspectivas de engajamento dos estudantes de Ensino Médio a partir do desenvolvimento de aulas experimentais tendo como temática abordada as questões ambientais. Entende-se que as atividades experimentais se configuram como estratégias didáticas que podem proporcionar o estabelecimento de diversas relações conceituais em aulas de química e que a temática ambiental é importante no sentido de aproximação dos conceitos com as questões éticas e sociais do contexto atual. Esta pesquisa se configura como um estudo de caso que foi desenvolvido junto a duas turmas de Ensino Médio. As atividades foram gravadas e transcritas para a análise. Foi possível identificar elementos característicos do engajamento comportamental, emocional e cognitivo, o que evidenciou que que estes configuram-se como elementos importantes que precisam ser destacados e discutidos pelos professores e pesquisadores no contexto pedagógico das aulas de química.

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Biografia do Autor

Yasmine Fernandes Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mesntranda do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Goiás

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás

Docente do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Oliveira, Y. F., & Mesquita, N. A. da S. (2021). Aulas Experimentais como Estratégia para Discutir Questões Ambientais: Caminhos para o Engajamento dos Estudantes do Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 137–155. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3700

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química