A Teoria das Representações Sociais em uma Disciplina de Pós-Graduação na área de Educação em Ciências

um estudo exploratório

Autores

  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Bianca Hesse Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4818

Palavras-chave:

Pedagogia Universitária, Representações Sociais, Educação em Ciências

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação qualitativa acerca das práticas pedagógicas remotas desenvolvidas no âmbito da disciplina “Representações Sociais e Educação em Ciências: Pesquisas Contemporâneas”, durante o período que engloba os meses de março a maio de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi realizada a análise de conteúdo de dados textuais derivados de fontes documentais, a qual possibilitou a emergência de sete categorias distintas: planejamento docente; organização das atividades; desenvolvimento das atividades; tarefas assíncronas; aulas com pesquisadores convidados; cartas discentes; mapas conceituais. As atividades remotas possibilitaram momentos de mobilização para o estudo do tema da disciplina, de construção de conhecimento, bem como de elaboração e expressão sintética dos aprendizados. Foi relatada a ocorrência: de produções textuais discentes, de aulas expositivas/dialogadas e de seminários envolvendo artigos recentes de pesquisa sobre a Teoria das Representações Sociais, que propiciaram movimentos dialógicos relacionados a diferentes aspectos do objeto de estudo. Os resultados e discussões construídas contribuem com o campo investigativo conhecido como Pedagogia Universitária, bem como tendem a ressaltar a relevância da teoria citada, na área de Educação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abric, Jean-C. (1994). Pratiques sociales et représentations. Paris: P.U.F.

Almeida, Angela M. de O. (2005). A pesquisa em representações sociais: proposições teórico-metodológicas. In: Santos, M. de F. de S., & Almeida, L. M. de (Orgs.). Diálogos com a teoria das representações sociais. Recife: Editora Universitária da UFPE.

Alves-Mazzotti, Alda J. (1994). Representações Sociais: aspectos teóricos e aplicações à Educação. Em Aberto, 14(61), 60-78.

Alves-Mazzotti, Alda J. (2002). A abordagem estrutural das representações sociais. Psicologia da Educação, 14/15, 17-37.

Arruda, Angela (2002). Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, 117, 127-147.

Bach, Mariana F., & Fonseca, Carlos. V. (2019). Modelos atômicos, representações sociais e resolução de problemas: uma proposta didática desenvolvida no estágio em ensino de química. Experiências em Ensino de Ciências, 14(3), 262-288.

Bardin, Laurence. (2010). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Brasil. (2020). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP n. 5, de 28 de abril de 2020. Brasília: MEC/CNE.

Camargo, Brigido V., & Justo, Ana M. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518.

Campos, Marli (2009). Termos usuais na Teoria das Representações Sociais: uma proposição de glossário. In: Silva, N. de M. A. (org.). Representações Sociais em Educação: determinantes teóricos e pesquisas. Blumenau: Edifurb.

Carmo, Tânia do, & et al. (2017). O cenário metodológico das pesquisas em representações sociais no Brasil: um olhar sobre o campo educacional entre os anos de 2010 a 2015. Ensenanza de Las Ciencias, n. extraordinário, 4955-4960.

Carmo, Tânia do, Magalhães-Júnior, Carlos A. de O., & Kiouranis, Neide M. M. (2018). Representações sociais sobre “ser professor de química”: a formação inicial em foco. Debates Em Educação, 10(21), 329–355.

Chassot, Attico (2014). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí. 6. ed.

Colagrande, Elaine A., & Arroio, Agnaldo (2018). Representações sociais de Ciência e cientista - importante discussão na formação de professores de Química. Educação Química en Punto de Vista, 2(1), 20-40.

Comiotto, Tatiana (2010). A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 3(1), 62-80.

Cortes-Junior., Lailton P., Corio, Paola, & Fernandez, Carmen (2009). As Representações Sociais de Química Ambiental dos Alunos Iniciantes na Graduação em Química. Química Nova na Escola, 31(1), 46 – 54.

Cortesão, Luiza (2012). Professor: produtor e/ou tradutor de conhecimentos? Trabalhando no contexto do arco-íris sociocultural da sala de aula. Educação & Realidade, 37(3), 719-735.

Cunha, Aldrin C. da, Barros, Rui M. de O., & Rapchan, Eliane S. (2011). Algumas concepções dos tutores do curso normal superior na modalidade EAD acerca do ensino da geometria. Investigações em Ensino de Ciências, 15(3), 575-590.

Cunha; Ediórgia R., & Diniz-Pereira, Júlio E. (2017). Docência no ensino superior: uma breve revisão das pesquisas sobre a formação docente e a prática pedagógica do docente universitário. In: Lopes, José G. da S., & Massi, Luciana. Aprendizagens da docência no ensino superior: desafios e perspectivas da Educação em Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Delizoicov, Demétrio, Angotti, José A., & Pernambuco, Marta M. C. A. (2011). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez. 4. ed.

Doise, Willem (1984). Social representations, inter-group experiments and levels of analysis. In: Farr, R., & Moscovici, S. (dir.). Social representations. Cambridge/UK: Cambridge University Press; Paris/França: MSH.

Doise, Willem (1986). Levels of explanation in Social Psychology. England: Cambridge University Press; France: Editions de la Maison des Sciences de l’Homme.

Farias, Isabel M. S. de., et al. (2009). Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro.

Fernandes, Rebeca C. A. (2015). Inovações pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Fonseca, Carlos V. (2010). Química, nutrição e ensino médio: produção de material didático no enfoque das representações sociais. Dissertação (Mestrado em Química), Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fonseca, Carlos V. (2014). Representações sociais no ensino de química: perspectivas dos estudantes sobre poluição da água. Experiências em Ensino de Ciências, 9(3), 26-43.

Fonseca, Carlos V. (2015). Representações sociais dos combustíveis: reflexões para o ensino de química e ciências na abordagem CTS. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, 4(2), 1-20.

Fonseca, Carlos V. (2016a). A Teoria das Representações Sociais e a pesquisa na área de educação em Ciências: reflexões fundamentadas em produções brasileiras contemporâneas. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 5(1), 1-18.

Fonseca, Carlos V. (2016b). A Teoria das Representações Sociais e a Pesquisa em Ensino de Química: Reflexões fundamentadas nas Edições 2010/2012/2014 do ENEQ. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), Florianópolis. Anais.

Fonseca, Carlos V. (2017). Articulações do Educar pela Pesquisa com a Teoria das Representações Sociais: uma proposta possível para o espaço da aula de Química no Ensino Médio Integrado. Experiências em Ensino de Ciências, 12(6), 35-60.

Fonseca, Carlos V. (2019). Representações Sociais do Conhecimento Científico: Estudo de casos múltiplos envolvendo estudantes de um Instituto Federal. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 18(1),19-39.

Fonseca, Carlos V., & Loguercio, Rochele de Q. (2013a). Representações sociais da nutrição: proposta de produção de material didático de química. Investigações em Ensino de Ciências, 18(2), 407-437.

Fonseca, Carlos V., & Loguercio, Rochele de Q. (2013b). Conexões entre química e nutrição no ensino médio: reflexões pelo enfoque das representações sociais dos estudantes. Química Nova na Escola, 35(2), 132-140.

Fonseca, Carlos V., & Medeiros, Melina T. (2021). Representações sociais da tragédia de Mariana: estudo documental sobre um estágio docente em química orientado pela pesquisa. Educação Química en Punto de Vista, 5(1), 51-71.

Franco, Maria A. R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97, (247), 534-551.

Franco, Maria L. P. B. (2004). Representações sociais, ideologia e desenvolvimento da consciência. Cadernos de Pesquisa, 34(121), 169-186.

Franco, Maria L. P. B. (2008). Análise de conteúdo. Brasília: Líber Livro Editora. 3. ed.

Franco, Maria L. P. B., & Varlotta, Y. M. C. L. (2004). As representações sociais de professores do ensino médio. Estudos em Avaliação Educacional, 15(30), 17-28.

Freire, Paulo. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, Paulo. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Freitas, Tiêgo S., & Silva, Alcina M. T. B. (2017). Representações sociais e ensino de ciências: análise das produções dos ENPECs – Encontros Nacionais de Pesquisas em Educação em Ciências (1997-2015). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XI ENPEC, Florianópolis. Atas.

Freitas, Tiêgo S. (2019), et al. Pesquisas em representações sociais: uma análise em rede da produção bibliográfica em periódicos nacionais avaliados na área de ensino. Investigações em Ensino de Ciências, 24 (2), 1-16.

Gregio, Bernadete M. A. (2004). A Informática na educação: as representações sociais e o grande desafio do professor frente ao novo paradigma educacional. Colabora, 2(6), 1-9.

Hilger, Thaís R. (2011). A Física Quântica como geradora de representações sociais no ensino médio. In: X Congresso Nacional de Educação EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE. Anais do X Educere e I SIRSSE.

Jodelet, Denise (1990). Représentation sociale: phénomene, concept et théorie. In: Moscovici, S. (dir.). Psychologie sociale. Paris: Presses Universitaires de France.

Jodelet, Denise (2001). (org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: UERJ.

Lahlou, Saadi (2019). Difusão das Representações e Inteligência Coletiva Distribuída. In: Oliveira, A. M., et al. (org.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. (2. ed.). Brasília: Technopolitik.

Lefèbre, Henri (1968). Ideologia e Marx. Forense: Rio de Janeiro.

Lefevre, Fernando, & Lefevre, Ana M. C. (2014). Discourse of the collective subject: social representations and communication interventions. Texto & Contexto - Enfermagem, 23(2), 502-507.

Longhini, Marcos D., & Jacobucci, Daniela F. C. (2011). Representações sociais de licenciandos em Física sobre museus de ciências, Monitoria em Astronomia e Formação Profissional. Experiências em Ensino de Ciências, 6(2), 50-65.

Lüdke, Menga, & André, Marli (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Luckesi, Cipriano C. (2008). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez.

Madeira, Margot C. (1991). Representações sociais: pressupostos e implicações. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 72, 129-144.

Magalhães-Junior, Carlos A. de O., & Tomanik, Eduardo A. (2012). Representações sociais e direcionamento para a Educação Ambiental na Reserva Biológica das Perobas, Paraná. Investigações em Ensino de Ciências, 17(1), 227-248.

Marques, Luciana R. (2003). O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros. Educação e Sociedade, 24(83), 577-597.

Mazzotti, Tarso B. (1997). Representação social de "problema ambiental": uma contribuição à educação ambiental. Revista brasileira de Estudos pedagógicos, 78(188), 89-90.

Medeiros, Melina T. (2019). Representações sociais da tragédia de mariana: vivências de aprendizagem profissional na licenciatura em química. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química), Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Melo, Énery G. S., Tenório, Alexandro, & Accioly-Junior, Horácio (2010). Representações sociais de ciência de um grupo de licenciandos em Física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 9(2), 457-466.

Menestrina, Tatiana C. (2008). Representações sociais dos professores engenheiros e as concepções de ciência, tecnologia e sociedade. Revista Udesc Virtual, 1, 2.

Mesquita, Claudia M. S., & Almeida, Danice B. de. (2009). Representações sociais: mapeamento conceitual. In: Silva, N. de M. A. (org.). Representações Sociais em Educação: determinantes teóricos e pesquisas. Blumenau: Edifurb.

Miranda, Camila L., Placco, Vera M. N. de S., & Rezende, Daisy de B. (2020). Representações sociais sobre a escola e seu impacto na constituição identitária de licenciandos em Química. Ensino em Re-Vista, 27(1), 138-157.

Monroe, Natanael B., et al. (2013). O tema transversal saúde e o ensino de ciências: representações sociais de professores sobre as parasitoses intestinais. Investigações em Ensino de Ciências, 18(1), 7-22.

Moreira, Marco A. (2006). Mapas Conceituais e Diagramas V. Porto Alegre: Instituto de Física, UFRGS.

Mortimer, Eduardo F., Machado, Andrea H., & Romanelli, Lilavate I. (2000). A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, 23(2), 273-283.

Moscovici, Serge (1961). La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF.

Moscovici, Serge (1990). Social psychology and developmental psychology: extending the conversation. In: Duveen, Gerard, & Lloyd, Barbara (Ed.). Social representations and the development of knowledge. Cambridge: Cambridge University Press.

Moscovici, Serge (2007). Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes.

Nóbrega, Sheva M. de. (2001). Sobre a Teoria das Representações Sociais. In: Moreira, A. S. P. (org.). Representações Sociais: teoria e prática. João Pessoa: Universitária.

Nóvoa, Antonio (2015). Carta a um jovem historiador da educação. Historia y Memoria de la Educación, 1, 23-58.

Oliveira, Raquel M., Corrêa, Ygor, & Morés, Andréia (2020). Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, 5(e020028), 1-18.

Pacheco, Juliana G. (2011). Representações sociais da loucura e práticas sociais: o desafio cotidiano da desinstitucionalização. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações). Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.

Pereira, Camila S. (2012). Um estudo das representações sociais sobre química de estudantes do ensino médio da educação de jovens e adultos paulistana. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Pereira, Thaiara M., et al. (2017). A Teoria das Representações Sociais no Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciências. Enseñanza de Las Ciencias, n. extraordinário, 4145-4149.

Piletti, Claudino (1997). Didática Geral. São Paulo: Editora Ática.

Santos, Maria de F. de S. (2005). A teoria das representações sociais. In: Santos, Maria de F. de S., & Almeida, Leda M. de. (org.). Diálogos com a Teoria das Representações Sociais. Recife: Editora Universitária da UFPE.

Santos, Rodrigo M., Receputi, Caian C., & Pereira, Thaiara M. (2019). A Teoria das Representações Sociais nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017. Crítica Educativa, 5(1), 308-323.

Saviani, Dermeval (2008). Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados. Edição Comemorativa.

Schaffer, Deise Z. (2007). Representações sociais de alunos universitários sobre o termo "ORGÂNICO". (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Schulze, Clélia N., Camargo, Brigido, & Wachelke, João (2006). Alfabetização científica e representações sociais de estudantes de ensino médio sobre ciência e tecnologia. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 58(2), 24-37.

Silva, Neide M. A. (2009). Cada Curicaca em Seu Nicho: O Pertencimento à Linha de Pesquisa. In: Silva, Neide de M. A. (org.). Representações Sociais em Educação: determinantes teóricos e pesquisas. Blumenau: Edifurb.

Silva, Neide M. A. (2010). Representações sociais, ações e sociedade pensante: interações e perspectivas possíveis em educação. Atos de Pesquisa em Educação, 5(1), 2-20.

Silva, Marcolina A. E., & Pitombo, Luiz R. M. (2006). Como os alunos entendem queima e combustão: Contribuições a partir das representações sociais. Química Nova na Escola, 23, 23-26.

Soares; Sandra R., & Cunha, Maria I. da. (2010). Programa de Pós-graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária? Revista Brasileira de Pós-Graduação, 7(14), 577-604.

Valença, Cristiana R., & Falcão, Eliane B. M. (2012). Teoria da evolução: Representações de professores pesquisadores de biologia e suas relações com o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 11(2), 471-486.

Vasconcellos, Celso dos S. (2014). Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad. 19. ed.

Vasconcellos, Celso dos S. (2015). Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad. 25 ed.

Xerri, Eliana G. (2017). Endereçar, Ensinar e Aprender: Cartas Pessoais no Ensino de História, diálogos possíveis. In: XXIX Simpósio Nacional de História. Anais.

Yamamoto, Juliana M., & Ichikawa, Elisa Y. (2007). Representações sociais da ciência: o que dizem as mulheres pesquisadoras da Universidade Estadual de Maringá. Alcance, 14(1), 27-47.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Ventura Fonseca, C., & Bianca Hesse, F. (2022). A Teoria das Representações Sociais em uma Disciplina de Pós-Graduação na área de Educação em Ciências: um estudo exploratório. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(2), 89–117. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4818