A Construção do Conhecimento Químico por meio do Uso da Metodologia de Experimentação Investigativa

Autores

  • Raquel Pereira Neves Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4828

Palavras-chave:

Experimentação Investigativa;, E-book, Ensino de Química

Resumo

Neste trabalho procurou-se discutir a importância da Metodologia de Experimentação Investigativa no Ensino de Química na Educação Básica, como uma alternativa metodológica que pode ser utilizada por professores do Ensino Médio no componente curricular de Química. O trabalho é um recorte do Produto Educacional – E-book, da Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da professora pesquisadora. No E-book estão disponibilizados três blocos de experimentos, para o Primeiro, Segundo e Terceiro Anos do Ensino Médio, dos quais quatro dos experimentos elaborados para o Primeiro Ano foram aplicados durante o mestrado. Neste artigo, aborda-se a importância da Experimentação Investigativa no Ensino de Química, procurando elaborar uma abordagem coerente e eficiente para o Ensino Médio, disponibilizando um experimento sugerido no E-book, para o Terceiro Ano do Ensino Médio. Constata-se que a Experimentação Investigativa pode instigar o aluno a buscar e construir novas representações ou novos procedimentos para resolver uma determinada situação- problema, tornando -se protagonistas de sua própria aprendizagem.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

Pereira Neves Gonçalves, R., & Elisângela Jappe Goi, M. . (2022). A Construção do Conhecimento Químico por meio do Uso da Metodologia de Experimentação Investigativa. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(2), 31–40. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4828