Sala de Aula Invertida e Ensino sob Medida Aplicados Remotamente para o Ensino de Química: Ganho de Hake

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5146

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida, Ganho de Hake, Ensino de Química, COVID-19

Resumo

A Sala de Aula Invertida (SAI), do inglês Flipped Classroom, e o Ensino sob Medida (EsM), Just-in-Time Teaching, despontam como metodologias ativas de ensino que enfatizam o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na aquisição do conhecimento, capazes de proporcionar uma aprendizagem ativa, personalizada e direcionada às necessidades individuais dos estudantes. O presente estudo analisou os impactos no processo de ensino e aprendizagem após aplicação da SAI associada ao EsM na disciplina de Química, trabalhando a temática Eletroquímica, adaptadas ao formato remoto, em duas escolas de ensino médio, durante a pandemia de COVID-19. Para tal, foram utilizadas videoaulas autorais disponibilizadas no YouTube, formulários de atividades on-line, aulas remotas síncronas e debates/discussões acerca dos conteúdos. O ganho de aprendizagem conceitual foi analisado pelo parâmetro Ganho de Hake, o qual considera as variações de acertos nos testes conceituais antes (Spré%) e após (Spós%) a metodologia adotada. Os resultados mostraram que após a aplicação da SAI/EsM houve um Ganho de Hake positivo: ‹g› = 0,41 (Escola-A) e ‹g› = 0,29 (Escola-B), mostrando ganho de aprendizado em relação ao conhecimento inicial dos estudantes. De um modo geral, a SAI/EsM promoveu um maior estímulo para a aprendizagem durante o ensino remoto, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes, além de oferecer um ensino mais flexível e personalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Kelly Araujo Leite Sampaio, Universidade Federal do Ceará

UFC

Fábio Sampaio Mariano, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

UNILAB

Viviane Gomes Pereira Ribeiro , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

UNILAB

Selma Elaine Mazzetto, Universidade Federal do Ceará

UFC

Referências

Araújo, Alexandre V. R., Jesus, Vitor L. B., Oliveira, Alexandre L. & Silva, E. S. (2017). Uma associação do método Peer Instruction com circuitos elétricos em contextos de aprendizagem ativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, 39(2).

Araujo, Ives S., & Mazur, Eric (2013). Instrução pelos Colegas e Ensino sob Medida: Uma proposta para engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(2), 362-284.

Bacich, Lilian, & Moran, José (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso.

Barros, J. Acacio, Remold, Julie, Silva, Glauco S. R., & Tagliati, J. R. (2004). Engajamento interativo no curso de Física I da UFJF. Revista Brasileira de Ensino de Física, 26(1), 63-69.

Bergmann, Jonathan, & Sams, Aaron (2019). Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC.

Cesar, Paulo (2019). Portal de estudos em química. Recuperado em 25 de março, 2022 de https://www.profpc.com.br.

Determinante Pré-Vestibular (2018). Vestibulares. Recuperado em 20 de janeiro, 2022 de http://www.determinantebh.com.br.

Ealy, Julie B. (2013). Development and implementation of a first-semester hybrid organic chemistry course: yielding advantages for educators and students. Journal of Chemical Education, 3(90), 303-307.

Freitas, Ladjane P. S. R. (2018). O método de estudo de casos mediado pela sala de aula invertida para potencialização do desenvolvimento da autonomia da aprendizagem durante o processo formativo de futuros professores de química. Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife-PE.

Gomes, Matheus. S (2019). Estratégias dinamizadoras e suas contribuições para o ensino de biologia (micologia) no ensino médio. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Piauí, Teresina.

Hake, Richard R. (1998, Novembro). Interactive-engagement versus traditional methods: A six thousand- student survey of mechanics test data for introductory physics courses. American Journal of Physics, 66, 64-74.

Hestenes, David, Wells, Malcon & Swackhamer, Gregg (1992). Force Concept Inventory. The Physics Teacher, 30(3), 141-150.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –INEP (2019). ENEM, Brasília: MEC. Recuperado em 5 de dezembro, 2021 de http://portal.inep.gov.br.

Lacerda, Flávia C. B., & Santos, Letícia M. (2018). Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação, 23(3), 611-627.

Lima, Sintiane M. S., Araújo, Mauricio S. & Lima, Michelle M. O. (2021). Metodologias alternativas no ensino de Evolução em uma escola pública do Piauí. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, 12(1), 1-15.

Lima-Júnior, Cláudio G., Cavalcante, Amanda M. A., Oliveira, Nayara L., Santos, Gilmar F., & Monteiro-Júnior, José M. A. (2017). Sala de aula invertida no ensino de química: planejamento, aplicação e avaliação no ensino médio. Revista debates em ensino de química. 3(2), 119-145.

Magalhães, Rodrigo C. S. (2021). Pandemia de COVID-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, 28(4), 1263-1267.

Malik, Kinza, Martinez, Nylvia, Romero, Juan, Schubel, Skyler, & Janowicz, Philip A. (2014). Mixedmethods study of on-line and written organic chemistry homework. Journal of Chemical Education, 11(91), 1804-1809.

Martins, Luiza P. R. (2018). Sala de aula invertida no ensino de química: uma proposta de sequência didática sobre Equilíbrio Químico. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mazur, Eric, & Watkins, Jessica (2010). Retaining Students in Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) Majors. Journal of College Science Teaching, 42(5), 36-41.

Menezes, Suzy K. O., & Francisco, Deise J. (2020). Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, 28.

Milhorato, Paulo R., & Guimarães, Eloísa H. R. (2016). Desafios e possibilidades da implantação da metodologia sala de aula invertida: Estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior privada. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, 7(3), 253- 276.

Moreira, Marco A. & Rosa, Paulo R. S. (2008). Uma Introdução à Pesquisa Quantitativa em Ensino. Editora dos Autores: Porto Alegre.

Moreira, Marco A. & Masini, Elcie F. S. (2001). Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro.

Müller, Maycon G., Araujo, Ives S., Veit, Eliane A., & Schell, Julie (2017). Uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction. Revista Brasileira de Ensino de Física, 39(3).

Novak, Gregor M., Patterson, Evelyn T., Gavrin, Andrew D., & Christian, Wolfgang (1999). Just-in-Time Teaching: blending active learning with web technology. Upper Saddle River: Prentice Hall.

Oliveira, Vagner, Veit, Eliane A., & Araujo, Ives S. (2015). Relato de experiência com os métodos Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) para o Ensino de Tópicos de Eletromagnetismo no nível médio, Caderno Brasileiro de Ensino em Física, 32(1), 180-206.

Palmeira, Robson L., Ribeiro, Wagner L., & Silva, Andrezza A. R. (2020). As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na educação superior. Holos, 5(36).

Pavanelo, Elisangela, & Lima, Renan (2017). Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema, 31(58), 739-759.

Quibão, Matheus P., Silva, Angélia C., Almeida, Nicoly S., Silva, Rosanna M. A. A., Muniz, Sérgio R., & Paiva, Fernando F. (2019). Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41(2).

Química para o vestibular. O sótão da química. (2015). Recuperado em 18 de janeiro, 2023 de http://sotaodaquimica.com.br.

Ramadhani, Rahmi, Umam, Rofique, Abdurrahman, Abdurrahman, & Syazali, Muhamad (2019). The effect of flipped-problem based learning model integrated with lms-google classroom for senior high school students. Journal for the Education of Gifted Young Scientists, 2(7), 137-158.

Rein, Katheleen S., & Brookes, David T. (2015). Student response to a partial inversion of an organic chemistry course for non-chemistry majors. Journal of Chemical Education, 5(92), 797- 802.

Roberto, Agamenon (2007). Química. Recuperado em 15 de novembro, 2021 de http://www.agamenonquimica.com.

Rondini, Carina A., Pedro, Ketilin M., & Duarte, Cláudia S. (2020). Pandemia da COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas, 10(1), 41-57.

Sanches, Rosimar M. L., Batista, Silvia C. F., & Marcelino, Valéria S. (2021). Teoria da Aprendizagem Significativa como base para Sala de Aula Invertida. Revista Cocar, 15(33), 1-21.

Schmitz, Elieser X. S. (2016). Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS.

Schmitz, Elieser X. S., & Reis, Susana C. (2018). Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da Universidade. Educação: Temática Digital, 20(1), 153-175.

Schollmeier, Ana M. L., Lampe, Leandro, & Barin, Cláudia S. (2021). Mapas conceituais como instrumento de avaliação em tempos de COVID-19. Revista Debates em Ensino de Química, 7(3), 156-170.

Silva, João B. S., Gilvandenys L., & Castro, Juscileide B. (2019). Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41(4).

Silva, Paula F. T., Batista, Aline A. R., & Trotta, Leonardo M. (2020). Impactos na saúde socioemocional dos educadores durante a pandemia de COVID-19. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, 5(especial).

Siqueira, Claitonei S. (2020). Educação escolar no contexto de pandemia: algumas reflexões. Revista Gestão e Tecnologia, 1(30), 44-47.

Talbert, Robert (2019) Guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino superior. Porto Alegre: Penso.

Techanamurthy, Umawathy, Alias, Norlidah, & Dewitt, Dorothy (2020). A problem-solving flipped classroom module: developing problem-solving skills among culinary arts students. Journal of Technical Education and Training, 3(4), 9-4712.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura –UNESCO (2020). Resposta da educação frente à COVID-19. Recuperado em 30 de junho, 2022 de https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition.

Valente, José A. (2014). Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, 4(especial), 79-97.

Valente, Geilsa S. C., Moraes, Érica B., Sanchez, Maritza C. O., Souza, Ddeise S., & Pacheco, Marina C. M. D. (2020). O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, 9(9), 1-13.

Vidal, Odaléa F., & Mercado, Luis P. L. (2020). Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, 20(65), 722-749.

Vieira, Alex S. (2014). Uma alternativa didática as aulas tradicionais: o engajamento interativo obtido por meio do uso do método Peer Instruction (Instrução pelos colegas). Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Vilela, Douglas C., Germano, José S. E., Monteiro, Marco A. A., & Carvalho, Samuel J. (2019). Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41(4).

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Araujo Leite Sampaio, F. K., Sampaio Mariano, F., Gomes Pereira Ribeiro , V., & Elaine Mazzetto, S. (2023). Sala de Aula Invertida e Ensino sob Medida Aplicados Remotamente para o Ensino de Química: Ganho de Hake. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 107–124. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5146

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química