Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental

Autores

  • Evelyn Leal de Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Lucas Domingues de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Letícia da Costa Ferreira Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Ygor Ramos Vaz Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Taís Cristina de Lima Guimarães Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEE/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5208

Palavras-chave:

Química Ambiental, Experimentação, Residência Pedagógica

Resumo

A Química Ambiental vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos. Além disso, por compreender diversas áreas de ensino, permite trabalhar de forma interdisciplinar, abrangendo um vasto campo de conhecimento. A partir disso, pensou-se em uma metodologia capaz de associar o conteúdo com o cotidiano, a experimentação, onde foi possível mostrar problemas reais e provocar o interesse do aluno. Foram utilizados experimentos associados aos quatro elementos: terra, ar, água e fogo. A água e a terra foram trabalhadas a partir de problemas de poluição e qualidade da água, enquanto o ar e o fogo foram trabalhados através de problemas de poluição atmosférica. Além disso, todas trabalharam os conceitos químicos aliado a questões socioambientais relevantes e que se mostram presentes no entorno da escola. Desta forma, a oficina teve como objetivo principal demonstrar a importância da Educação Ambiental no ensino. Este trabalho é resultado do Programa de Residência Pedagógica, realizado no CIEP 170 - Gregório Bezerra, em São João de Meriti – Rio de Janeiro, por licenciandos do IFRJ - Campus Duque de Caxias.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Leal de Carvalho, E., Domingues de Almeida, L., da Costa Ferreira , L., Ramos Vaz, Y., & de Lima Guimarães, T. C. (2023). Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 280–292. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5208