A Experimentação como Metodologia para o Ensino de Química a partir do Produto Natural “Comigo Ninguém Pode”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5636

Palavras-chave:

Ensino de Química, Contextualização, Experimentação, Produtos naturais

Resumo

O ensino de Química em várias escolas públicas ainda é caracterizado por uma organização curricular centrada em conteúdos específicos, ministrados por meio de uma metodologia tradicional que segue o modelo transmissão-recepção, sem levar em consideração o cotidiano dos alunos. Baseado no apresentado é necessário que ocorram mudanças nesta percepção de ensino, de modo que o aluno se torne ativo e participativo na assimilação do conhecimento. Entre as metodologias que podem aprimorar e mudar essa concepção tradicional têm-se a experimentação, usando como recurso os produtos naturais. Considerando esse cenário, objetivamos nesta pesquisa utilizar os produtos naturais como um recurso didático no ensino de Química a partir da experimentação. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, um caráter exploratório quanto ao objeto e no que se refere aos procedimentos técnicos, a classificamos como participante. Tal pesquisa foi desenvolvida a partir de uma sequência didática, em uma escola estadual da Paraíba, localizada na cidade de Areia – PB, tendo como participantes 32 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Os dados foram produzidos a partir da observação in loco, diários de bordo, fotografias, imagens, áudios e vídeos e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Com os resultados obtidos percebemos que a experimentação, utilizando os produtos naturais, auxiliou o processo ensino e aprendizagem, pois verificamos a evolução conceitual dos alunos relacionados à diferenciação dos produtos naturais de outros tipos de produtos, às finalidades e funcionalidades dos produtos naturais e às técnicas de extração e separação de substâncias presentes nos produtos naturais.

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Biografia do Autor

Maria Betania Hermenegildo dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

UFPB

Jefferson Bonifacio Silva , Universidade Federal da Paraíba

UFPB

Hellane Fabricia Sousa de Lucena , Universidade Federal da Paraíba

UFPB

Franklin Kaic Dutra-Pereira , Universidade Federal da Paraíba

UFPB

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Santos, M. B. H. dos, Bonifacio Silva , J., Sousa de Lucena , H. F., & Dutra-Pereira , F. K. (2023). A Experimentação como Metodologia para o Ensino de Química a partir do Produto Natural “Comigo Ninguém Pode”. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 413–429. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5636

Edição

Seção

Especial SMEQ