Objeto Digital de Aprendizagem de Química: Uma Proposta de Recurso Didático para um Momento Pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5649

Palavras-chave:

Ensino de Química., Educação Especial Inclusiva., Aprendizagem Ativa., ODA.

Resumo

Os recursos tecnológicos digitais podem melhorar a educação e o ensino de química. Muitos podem ser introduzidos na rotina da sala de aula, seja no ensino presencial, híbrido ou remoto, para otimizar o trabalho docente. Diante dessa perspectiva educacional, o objetivo desse artigo é apresentar Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) estruturados com uso de Tecnologias Digitais, como recurso de aprendizagem de química, conforme a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), para manter o ensino e a aprendizagem de alunos de uma escola pública do Espírito Santo durante a pandemia da COVID-19. Utilizou-se como fundamentação epistemológica a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, no que se refere ao uso de Material Didático e Metodologias de Ensino como organizadores de conceitos para atender as diversidades da sala de aula. A pesquisa aqui apresentada é de natureza qualitativa do tipo intervenção pedagógica. Para análise dos dados usou-se a análise de discurso proposta por Eni Orlandi. Com esse trabalho, pode-se concluir que os recursos tecnológicos digitais foram importantes durante o período pandêmico e os ODA servem como um recurso de aprendizagem segundo o DUA para estudantes com acesso a tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Amanda Bobbio Pontara , Universidade Cruzeiro do Sul

UNICSUL

Carmem Lúcia Costa Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

UNICSUL

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo

UFES

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Bobbio Pontara , A., Costa Amaral, C. L., & Furlan Mendes, A. N. (2023). Objeto Digital de Aprendizagem de Química: Uma Proposta de Recurso Didático para um Momento Pandêmico. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 206–223. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5649

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química