Sujeitos infanto-adolescentes em movimento e o direito de exercerem a sua experie?ncia

Autores/as

  • Delma Josefa da Silva Silva Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Criança, Adolescente, ECA, Movimento Social

Resumen

Neste artigo partimos de uma leitura da conquista dos direitos das crian- c?as e dos adolescentes como sujeitos de direitos na sociedade brasileira, superando o menorismo e adultocentrismo. Dialogamos com algumas rea- lidades luso?fonas africanas e europeia no que se refere a mudanc?a cultural e investimento em educac?a?o. Apresentamos o contexto de conquista do ECA e dialogamos sobre as perdas que as medidas de congelamento de investimento em educac?a?o, sau?de e assiste?ncia va?o incidir na vida das crian- c?as brasileiras, em especial a?quelas mais necessitadas. Em seguida apresen- tamos os sujeitos infanto-adolescentes como protagonistas em diversos movimentos organizativos. Finalizamos com as concluso?es que indicam ao chegarmos aos 27 anos do Estatuto da Crianc?a e do Adolescente faz mister respeitar na radicalidade o protagonismo de crianc?as e adolescentes no que se refere a? formulac?a?o de poli?ticas pu?blicas para essa a?rea. 

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Biografía del autor/a

Delma Josefa da Silva Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação PPGE-UFPE. Linha de Pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Professora na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru(2011-2016), ministrando na graduação as disciplinas: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Curso de História), Política Educacional (Cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia), Fundamentos Sociológicos da Educação e Prática de Ensino II (Curso de Filosofia), Antropologia e Educação(Curso de Pedagogia).

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Publicado

2017-04-11

Cómo citar

Silva, D. J. da S. (2017). Sujeitos infanto-adolescentes em movimento e o direito de exercerem a sua experie?ncia. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(9), 116–138. Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1252