BULLYING COMO UM CONCEITO GUARDA-CHUVA: SILENCIAMENTO E DESCARACTERIZAÇÃO DAS VIOLÊNCIAS

Autores/as

  • Diego Vinícius Brito dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Bullying, Violência, Silenciamento, Descaracterização

Resumen

O objetivo deste artigo é demonstrar, por meio de uma revisão bibliográfica, como o conceito de “bullying” é utilizado de forma equivocada. Os resultados revelarão que essa terminologia inadequada pode levar ao silenciamento e à descaracterização de algumas formas de violência. Como conclusão, será ressaltada a importância de reconhecer e nomear cada forma de violência para uma compreensão mais precisa e sensível, a fim de desenvolver estratégias de prevenção e intervenção efetivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Vinícius Brito dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialista em Ciências Sociais, Gestão Escolar, Direitos Humanos e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN (CCHLA-PPGFil-UFRN).

Citas

ABREU, Daniela Lopes de. Intimidação sistemática: a importância do princípio da proteção integral no combate ao bullying e ao cyberbullying. Anais do Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade, v. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/AnaisDirH/article/view/7508. Acesso em: 15 jul. 2023.

AKOTIRENE. Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Polém, 2019.

BAZZO, Juliane. Falar de bullying sem dizer do gênero: Dilemas do Programa Nacional de Combate à Intimidação Sistemática nas escolas brasileiras (Lei n. 13.185/2015). Anuário Antropológico, v. 45, n. 3, p. 223-245, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/aa/6663. Acesso em: 15 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Lei Maria da Penha. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 15 jul. 2023.

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para paz. 2.ed. Campinas: Versus Editora, 2005.

JUNIOR, Ricardo Bispo Razaboni; JÚNIOR, Teófilo Marcelo de Arêa Leão. A judicialização nos casos de intimidação sistemática escolar-bullying. Revista Aporia Jurídica, v. 1, n. 8, 2017. Disponível em: https://phantomstudio.com.br/index.php/aporiajuridica/article/view/116. Acesso em: 15 jul. 2023.

MARTINS, Maria José. O problema da violência escolar: uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista Portuguesa de Educação, v. 18, n. 1, p. 93-105, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37418106.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

NOTAR, Charles E.; PADGETT, Sharon; RODEN, Jessica. Cyberbullying: A review of the literature. Universal journal of educational research, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1053975. Acesso em: 15 jul. 2023.

PIRES, Thula. Racionalizando o debate sobre direitos humanos: limites e possibilidades da criminalização do racismo no Brasil. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 15, n. 28, p. 65-75, 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2019/05/sur-28-portugues-thula-pires.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

RAIMUNDO, R.; SEIXAS, S. R. Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa. Revista Interacções, v. 5, n. 13, 2009. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/402. Acesso em: 15 jul. 2023.

Publicado

2023-11-30

Cómo citar

Santos, D. V. B. dos. (2023). BULLYING COMO UM CONCEITO GUARDA-CHUVA: SILENCIAMENTO E DESCARACTERIZAÇÃO DAS VIOLÊNCIAS. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(21), 112–124. Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/6023