A ALFABETIZAÇÃO E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: IMPACTOS DA PANDEMIA (COVID-19)

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Covid-19, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O presente texto apresenta uma pesquisa que visa: conhecer e identificar as práticas pedagógicas de alfabetização, diante da Pandemia (Covid-19). Nesse contexto, objetivamos analisar as práticas de alfabetização desenvolvidas durante o período de pandemia do COVID-19. Para tanto, a pesquisa foi realizada nas redes sociais e documentos oficiais (Youtube e Instagram), em três municípios do interior de Alagoas, entre os meses de julho de 2022 e março de 2023. Assim, o corpus construído aponta para a ausência de publicações acerca de práticas e materiais acessíveis aos estudantes incluídos, ao passo que não foi evidenciado de forma explicita orientações de práticas de alfabetização publicizadas nas redes sociais investigadas. Adicionalmente, o uso de protocolos de retomada que foram emitidos em um contexto de insegurança efetiva, visto que nem todas as crianças estavam com a vacinação garantida no período de retomada. E, ainda, não apontaram para alternativas efetivas de ensino e aprendizagem para os grupos de risco que não estavam vacinados. Em suma, os resultados apontaram para a necessidade de orientações efetivas acerca do processo de alfabetização e inclusão da criança com deficiência, ao passo de garantir o direito efetivo ao processo de aprendizagem, desenvolvimento e permanência nas práticas desenvolvidas no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Cláudia Helena Cazé Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Samara Cavalcanti da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Libras e em Psicopedagogia. Licenciada em Pedagogia - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE). Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e do Curso de Licenciatura Indígena (CLIND/UNEAL). Atuou como coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEAL, Campus III (2017/2020), coordenadora da Especialização em Educação Inclusiva da UNEAL (UNEAL/Especializa - 2018/2020), professora executora da Educação à Distância (EAD/UFRPE 2018/2020) e como professora voluntária no Programa Residência Pedagógica, subprojeto Pedagogia (2018/2020; 2020/2022; 2022-2024). Com experiência na Educação e interesse em pesquisas com os temas: Inclusão, ensino de Ciências da Natureza e Formação de Professores.

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Publicado

2025-10-21

Como Citar

Helena Cazé Silva, C., & Cavalcanti da Silva, S. (2025). A ALFABETIZAÇÃO E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: IMPACTOS DA PANDEMIA (COVID-19). Educação E (Trans)formação, 1(1), 135–148. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7147

Edição

Seção

Artigos