A ALFABETIZAÇÃO E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: IMPACTOS DA PANDEMIA (COVID-19)
Palavras-chave:
Alfabetização, Covid-19, Ensino, AprendizagemResumo
O presente texto apresenta uma pesquisa que visa: conhecer e identificar as práticas pedagógicas de alfabetização, diante da Pandemia (Covid-19). Nesse contexto, objetivamos analisar as práticas de alfabetização desenvolvidas durante o período de pandemia do COVID-19. Para tanto, a pesquisa foi realizada nas redes sociais e documentos oficiais (Youtube e Instagram), em três municípios do interior de Alagoas, entre os meses de julho de 2022 e março de 2023. Assim, o corpus construído aponta para a ausência de publicações acerca de práticas e materiais acessíveis aos estudantes incluídos, ao passo que não foi evidenciado de forma explicita orientações de práticas de alfabetização publicizadas nas redes sociais investigadas. Adicionalmente, o uso de protocolos de retomada que foram emitidos em um contexto de insegurança efetiva, visto que nem todas as crianças estavam com a vacinação garantida no período de retomada. E, ainda, não apontaram para alternativas efetivas de ensino e aprendizagem para os grupos de risco que não estavam vacinados. Em suma, os resultados apontaram para a necessidade de orientações efetivas acerca do processo de alfabetização e inclusão da criança com deficiência, ao passo de garantir o direito efetivo ao processo de aprendizagem, desenvolvimento e permanência nas práticas desenvolvidas no contexto escolar.Downloads
Referências
BRASIL. Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Brasília, DF: Inep, 2023a.Disponível em: <https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2022.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2023.
BRASIL. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022b. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/. Acesso em: 19. nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº13.146, de 6 julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 19 nov. 2023
ESCRITÓRIO REGIONAL PARA AS AMÉRICAS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. Brasília. 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente. Acesso em: 6 jan. 2024.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1984.
LOURENÇO DA SILVA TRAVAIN, A.; BELLANDA GARCIA, D. I. Políticas públicas educacionais inclusivas e o público-alvo da educação especial: os desafios em tempos de pandemia no estado do Paraná. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6238>. Acesso em: 12 nov. 2023.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=164841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5. jan. 2024.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP Nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167141-rcp002-20&category_slug=dezembro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19. nov. 2023.
MORAIS, A. G. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
NEUMANN, A. L. et al. Impacto da pandemia por covid-19 sobre a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Pandemias: impactos na sociedade. Belo Horizonte (MG): Synapse, p. 56-66, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/LucianoPinto2/publication/346440254_IMPACTO_DA_PANDEMIA_POR_COVID19_SOBRE_A_SAUDE_MENTAL_DE_CRIANCAS_E_ADOLESCENTES_UMA_REVISAO_INTEGRATIVA/links/5fe8809592851c13fec4e137/IMPACTO-DA-PANDEMIA-POR-COVID-19-SOBRE-A-SAUDE-MENTAL-DE-CRIANCAS-E-ADOLESCENTES-UMA-REVISAO-INTEGRATIVA.pdf. Acesso em: 05. jan. 2023.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS, Lei orgânica de Palmeira dos Índios, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/claud/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/cmpalmeiradosindios-lei-organica-municipal.pdf. Acesso em: 01. maio. 2023.
SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, v. 7, n. 1, p. 26–43. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463. Acesso em: 5. jan. 2024.
SERENA, I.; ROMERO, M. Menino de 11 anos com autismo foi a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Teresina. Portal de notícias G1. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2022/01/18/teresina-vacina-as-primeiras-criancas-contra-covid-19.ghtml>. Acesso em: 19. nov. 2023
SOARES JÚNIOR DA SILVA, A.; SANTOS, E. R.; GRABOWSKI, G. Educação profissional e tecnológica e a inclusão da pessoa com deficiência no Brasil: uma revisão da literatura: Educación profesional y tecnológica e inclusión de personas con discapacidad en Brasil: una revisión de literatura. Revista Cocar, [S. l.], n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5923. Acesso em: 6 jan. 2024.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7 ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017.
SOARES, M. Aprender e escrever, ensinar e escrever. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cláudia Helena Cazé Silva, Samara Cavalcanti da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR



