QUILOMBOLA COMMUNITY OF ATOLEIRO: HISTORIES, ORALITIES AND AQUILOMBAMENT

Authors

Keywords:

Orality, Aquilombament, Resistance

Abstract

The present article aims to discuss the importance of the oral tradition of the Atoleiro Quilombola Community, located in Caetés-PE, through the study of its stories and oral histories. Throughout the text, we will highlight how this culture of orality can be understood as a movement of quilombamento, as well as how the exchange of experiences between the elders and youth of this community can contribute to the perpetuation of ancestral knowledge within it. To do so, we will discuss three layers/concepts: the history of the community, oral traditions, and quilombamento, as a form of resistance that spreads among the youth through the teachings provided by oral tradition. We will also analyze how these practices are experienced through interviews conducted by the "Quilombola Youth Commission of Atoleiro," a group organized by the community itself with the central purpose of rescuing and strengthening its culture. We will then narrate the history of this Quilombo from the perspective of its residents. Moreover, through the analysis of this history, we seek to contribute to a broader understanding of what it means to be a "quilombola" in order to eradicate the erroneous view of a quilombola as merely a "runaway slave.

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Author Biographies

Lucenildo Vicente, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Estudante de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) Garanhuns-PE, participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Emancipadora (NIEPEE - 2021) e do Programa em Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes: Comunidade Populares e Quilombolas (2023). Foi participante do Programa institucional de Bolsa Iniciação à Docência PIBID/UFRPE- Núcleo de Pedagogia, desenvolvendo atividades na área de Alfabetização e Letramento e aperfeiçoamento a prática docente através da atuação na escola municipal inserida ao Programa (2020-2022), participou do Grupo de Estudos e Pesquisas Cátedra Paulo Freire: espaço de reinvenção do legado freiriano (2020), Grupo de estudos e pesquisas em Paulo Freire: rumo ao centenário do educador (2021), e do Projeto de Extensão Revistando o legado do educador Paulo Freire: estudos e pesquisas (2022), além do Grupo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Paulo Freire (GPEEIPF, 2022-2023 ) ambos pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

José Bezerra de Brito Neto, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

É professor e historiador da arte da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE. É doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É líder do Grupo de Pesquisa CNPQ: Insurgências Decoloniais: Artes, histórias e trasnspedagogia. É membro da Associação Nacional de História (ANPUH - PE). É membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), Biênio 2023- 2025. É autor do Livro: "Quem se Associa se Afia: a Profissionalização dos Artistas Plásticos de Pernambuco". Suas pesquisas concentram-se nas áreas de História da Arte de Pernambuco, acervos de artistas, coleções públicas e privadas, mercado de artes em Pernambuco, profissionalização de artistas plásticos, teorias decoloniais e ensino de história

Raquel Janira Da Silva, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação popular Quilombola é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Insurgências Decoloniais: Artes, Histórias e Transpedagogias.

References

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Published

2025-07-21

How to Cite

Vicente, L., de Brito Neto, J. B., & Da Silva, R. J. (2025). QUILOMBOLA COMMUNITY OF ATOLEIRO: HISTORIES, ORALITIES AND AQUILOMBAMENT. Educação E (Trans)formação, 1(1), 79–92. Retrieved from https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7635