OS JOGOS MATEMÁTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Diógili Vicente Universidade de Pernambuco

Palabras clave:

Ensino. Jogos matemáticos. Aprendizagem. Inovação.

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo averiguar a partir de um questionário aplicado a duas professoras de uma escola pública, localizada na zona urbana, no município de Jucati, cuja finalidade é sabermos como estas profissionais trabalham e lidam com os jogos em suas práticas pedagógicas. Assim, o trabalho está organizado da seguinte forma: inicialmente apresentamos e defendemos os jogos como uma nova ferramenta de ensino, para em seguida, tecermos uma discussão sobre a importância e a utilização dos jogos matemáticos em contexto escolar, e por último, mostramos como se deu o processo de coleta dos dados do questionário, bem como trouxemos à tona a discussão desses dados. Para atingir esse objetivo, contamos com o apoio teórico-metodológico de Selva (2009), Lara (2004), Agranionih e Smaniotto (2002), Moura (1992), Grando (2000), Souza (2006) e Brasil (1998). O estudo aponta para a necessidade de se trabalhar com os jogos matemáticos em sala de aula como uma nova ferramenta de ensino que pode auxiliar os professores em suas práticas em contexto escolar.

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Biografía del autor/a

Diógili Vicente, Universidade de Pernambuco

Graduando em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus Garanhuns. Atualmente é bolsista PIBID/CAPES e professor estagiário de Matemática no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Publicado

2017-05-04

Cómo citar

Vicente, D. (2017). OS JOGOS MATEMÁTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Educação E (Trans)formação, 2(1), 68–78. Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1160

Número

Sección

Artigos