PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONTROVÉRSIAS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA ESCOLAR
controversies between theory and school practice
Palabras clave:
PPP. gestão. construção. democracia.Resumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante o Estágio Obrigatório III em gestão escolar do curso de Pedagogia da UFAPE. Neste estudo, focamos nossa discussão no envolvimento da comunidade escolar e familiar na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de campo, cujos instrumentos metodológicos dizem respeito ao uso da observação participante, entrevista semiestruturada e do recurso gravador de voz. Incluiu uma revisão da literatura, entrevistas com a gestora e análise de conteúdo dos dados coletados. Ainda existem diversas barreiras que fazem com que essa participação coletiva ocorra de maneira defasada e que ainda é necessário aumentar a participação da comunidade na elaboração do PPP e a democratização do acesso aos seus resultados. A participação da comunidade escolar na construção do PPP contribui para um planejamento mais forte e alinha os objetivos educacionais com as necessidades da comunidade. Assim, se faz necessário tecer novos debates e desenvolver novos mecanismos de democratização da participação coletiva e do livre acesso aos seus resultados.Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. Disponível em: BARDlN, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa edições, 70, 225. | renan silva - Academia.edu. Acesso em: 21 Ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: L9394 (planalto.gov.br) Acesso em: 24 ago. 2023.
FUINI, Lucas Labigalini et al. O PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: possibilidades e desafios. Pósgere: Revista para pós-graduandos, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 91-107, 2018. Trimestral. Disponível em: https://posgere.spo.ifsp.edu.br/index.php/posgere/article/view/263. Acesso em: 24 ago. 2023.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. — Olivia Neta (ifrn.edu.br) Acesso em: 21 Ago. 2023.
LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
SANTOS, Janina Deia Chagas da Conceição dos et al. O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. Biológicas & Saúde, [S. l.], ano 2013, v. 3, n. 8, p. 9-22, 23 mar. 2013. DOI https://doi.org/10.25242/8868382013142. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/142/75. Acesso em: 21 ago. 2023.
SANTOS, H. A. dos. Projeto Político Pedagógico: Uma análise da participação da comunidade escolar na sua construção. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e53411831468, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.31468. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31468. Acesso em: 21 ago. 2023.
SANTOS, J. C. F.; ARAÚJO, K. C. L. C. de. GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM OLHAR SOBRE A GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS – PE. Educação e (Trans)formação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–17, 2020. Disponível em: https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2757. Acesso em: 20 ago. 2023.
SAVIANI, Dermeval. "Para além da curvatura da vara". In: Revista Ande n° 3. São Paulo, 1982. ______. Escola e democracia: Teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo, Cortez Autores Associados, 1983.
SILVA, M. A. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 283-301, dez., 2003.
VEIGA, I. P. A.; Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. 2 ed. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Larissa Torres Barbosa, Danielle dos Santos Silva, Jailze de Oliveira Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR



