INOVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES COMO COMPROMISSO SOCIAL

Autores/as

Palabras clave:

Universidade inovadora, Protagonismo estudantil, Transformação social

Resumen

O objetivo do presente estudo é explorar como os estudantes podem assumir o papel de protagonistas no processo de inovação nas universidades para atender aos anseios da sociedade e realizar uma transformação social. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos, teses e livros para embasar o conteúdo deste estudo. Quando o objeto na academia é a própria sociedade e as suas mazelas, os estudantes podem ser motivados a se engajar em um compromisso mais intenso e duradouro, já que estarão no centro desse processo como sujeitos de transformação da realidade. Para isso, é preciso romper com o ensino tradicional vertical e dar a eles autonomia para que sejam protagonistas nesse processo de disseminação do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Cesar Prado Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando em Administração Universitária pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão da Saúde pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Pinhais. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos.

Rafael Pereira Ocampo Moré, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pesquisador da UFSC. Bacharel e Mestre em Administração pela UFSC (2008 e 2012) e Doutor em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) 2016, com bolsa CAPES. Doutorado sanduíche (2013-2014) na Universidade Politécnica de Valência - UPV, Valência/Espanha (bolsa Capes). Realiza pesquisas em temas de Governança, Gestão da Educação, Inovação em Habitats de Inovação. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária - PPGAU. Coordenador Geral da Universidade Aberta do Brasil na UFSC 2019-2023. Atual Coordenador Adjunto da UAB. Coordenador Geral da incubadora NOVUS/UFSC. Coordenador Administrativo e Financeiro do InPETU Hub, localizado no Sapiens Parque, em Florianópolis, SC. 

Citas

ARBIX, Glauco; CONSONI, Flávia. Inovar para transformar a universidade brasileira. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 26, n. 77, pág. 205-224, out. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/xHHbkP8FXCkYddcJcCDmH6N/?lang=pt&format=html. Acesso em 30 ago. 2024.

BACHMANN, Adriana Maria Reiter. Extensão universitária e inovação social: estudo em uma universidade pública municipal. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Palhoça, v. 7, n. 1, p. 447-466. 2018. Disponivel em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/6006/3589. Acesso em: 28 nov. 2023.

BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

BERTOLIN, Julio Cesar Godoy; DALMOLIN, Bernadete Maria. As universidades comunitárias e a emergência de mercados na educação superior: entre a pressão da competição e o diferencial dos valores acadêmicos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 1. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/50018/31326. Acesso em: 28 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição Atualizada. Brasil: PROEXT, 2001. Disponível em: http://www.prae.ufrpe.br/sites/prae.ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.

CHAVES, Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues. Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento da Amazônia: experiência da Universidade Federal do Amazonas. Parcerias Estratégicas, Brasília, v. 18, n. 36. 2013. Disponível em: https://seer.cgee.org.br/parcerias_estrategicas/article/view/711. Acesso em: 20 nov. 2023.

CHAVES, Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues; DE ARAÚJO, Maria Goretti Falcão. Ciência, Tecnologia e Inovação & Compromisso com o Desenvolvimento Social. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, Curitiba, v. 5, n. 5, p. 95-134. 2020. Disponível em: http://habitats.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/409/422. Acesso em: 20 nov. 2023.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, p. 5-15, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?-. Acesso em: 28 nov. 2023.

CHIARELLO, Ilze Salete. A universidade e seu papel no desenvolvimento regional: contribuições do PROESDE. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), Curitiba, v. 1, n. 2, p. 240-257. 2015. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/795/365. Acesso em: 20 nov. 2023.

DA SILVA, Carlos Alberto Figueiredo; TERRA, Branca Regina Cantisano; VOTRE, Sebastião Josué. O modelo da hélice tríplice e o papel da educação física, do esporte e do lazer no desenvolvimento local. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 1. 2006. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/45/53. Acesso em: 28 nov. 2023.

ETZKOWITZ, Henry. The norms of entrepreneurial science: cognitive effects of the new university–industry linkages. Research Policy, v. 27, 1998, p. 823-833. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(98)00093-6. Acesso em 30 ago. 2024.

ETZKOWITZ, Henry. Hélice Tríplice: Universidade-indústria-governo: inovação em ação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

ETZKOWITZ, Henry; WEBSTER, Andrew; GEBHARDT, Christiane; TERRA, Branca R. C. et al. The future of the university and the university of the future: evolution of ivory tower to entrepreneurial paradigm. Research policy, v. 29, n. 2, p. 313-330. 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048733399000694?casa_token=fpdzjJtBBkcAAAAA:cMWcDcAoTe4Sk2kSxI5rnJAfrn2RyUTSy0KTwQVZh0EsAKL0eGmhz3PgeN2MJGO5fpHIA_ZbPZc. Acesso em: 28 nov. 2023.

FIOREZE, Cristina. O modelo comunitário de universidade e o tensionamento público-privado: entre o capitalismo acadêmico e o compromisso social. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) – Univerisidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/159149/001022986.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 nov. 2023.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. Editora Vozes Limitada: Petrópolis, 2017.

JAMBEIRO, Othon. A obrigação de interagir: universidade, empresa, governo. In: Integração Universidade e Empresa II. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, p. 40-51, 1999.

KLAUMANN, Ana Paula; TATSCH, Ana Lúcia. A Extensão Universitária como um caminho para a Inovação Social: análises a partir da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, v. 22, p. e023006. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbi/a/GJ4hx8DV6Zh3v785x3YPNBq/. Acesso em: 20 nov. 2023.

LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça. Tradução de J. Teixeira Coelho Netto; introdução de Marilena Chauí. São Paulo: Hucitec, Unesp. 1999.

MAZZUCATO, Mariana. Missions: mission-oriented research & innovation in the European Union. A problem-solving approach to fuel innovation-led growth; European Commission: Brussels, Belgium, 2018. Disponível em: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/10048620/1/Mission-Oriented%20R%26I%20in%20the%20EU%20Mazzucato%202018.PDF. Acesso em: 20 nov. 2023.

MAZZUCATO, Mariana. Mission-oriented innovation policies: challenges and opportunities. Industrial and corporate change, London, v. 27, n. 5, p. 803-815. 2018. Disponível em: https://academic.oup.com/icc/article/27/5/803/5127692?login=false. Acesso em: 20 nov. 2023.

MIEDZINSKI, Michal; MAZZUCATO, Mariana; EKINS, Paul. A framework for mission-oriented innovation policy roadmapping for the SDGs: the case of plastic-free oceans. Institute for Innovation and Public Purpose, London, 2019. Disponível em: https://www.ucl.ac.uk/bartlett/public-purpose/sites/public-purpose/files/a_framework_for_mission-oriented_policy_roadmapping_for_the_sdgs_final.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.

NETO, Luís Moretto et al. Universidade e compromisso social: atividades de extensão sob a ótica da gestão social. Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 21-40, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/12651/9214. Acesso em: 20 nov. 2023.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OCDE; FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEP. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3 ed. 2005. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf. Acesso em: 28 nov. 2023.

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, v. 3. 2008. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/12122/1/A%20Universidade%20no%20Seculo%20XXI.pdf. Acesso em: 28 nov. 2023.

Publicado

2025-10-21

Cómo citar

Prado Gomes, C. C., & Pereira Ocampo Moré, R. (2025). INOVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES COMO COMPROMISSO SOCIAL. Educação E (Trans)formação, 1(1), 120–134. Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7309

Número

Sección

Artigos