OBRAS BURLESCAS DE TOMÉ TAVARES: REMINISCÊNCIAS BOCCACCIANAS

Autores/as

  • Cidália Dinis Doutorada em Literaturas e Culturas Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e bolseira de Pós-doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas pela Unoversidade de Évora (FCT/POPH/QREN/UE). Investigadora do CITCEM.

Palabras clave:

Poesia, Barroco, Sátira.

Resumen

Filho de uma época de profundas metamorfoses, Tomé Tavares (1570-1634) insere-se nas coordenadas de um espírito barroco, marcado pelo desnudamento das palavras e pela ‘guilhotina’ da sátira viperina e desmedida. Numa sociedade manchada pela hipocrisia e pelas frivolidades mundanas, a sátira burlesca surge como um sopro regenerador, dando lugar não só a um riso irreverente, muitas vezes de cumplicidade, mas também como factor de libertação mediante um mundo impregnado de valores deturpados.

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Citas

BOCCACCIO, Giovanni. Decâmeron, tt. I, II. Mem Martins: Publicações Europa-América, s/d.

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Publicado

2015-11-26

Cómo citar

Dinis, C. (2015). OBRAS BURLESCAS DE TOMÉ TAVARES: REMINISCÊNCIAS BOCCACCIANAS. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 2(1), 4–13. Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/541