GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Auteurs

  • Elaine Cristina Nascimento da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST)

Mots-clés :

ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Résumé

Nesta pesquisa, investigamos o trabalho de exploração das característicasdos gêneros textuais. Buscamos responder à seguinte pergunta: Como érealizada a transposição didática dos gêneros textuais para as aulas de LínguaPortuguesa? Para compreendermos melhor o nosso objeto,apoiamo-nos na concepção de língua como interação Bakhtin (2002) e, relacionadaa esta, a concepção de gêneros textuais como instrumentos mediadores entre osujeito e as atividades sociais (BAKHTIN, 1997; BAZERMAN, 2005; DOLZ ESCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008). Participou dapesquisa uma professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, numa turma de6º ano. Ela desenvolveu duas sequências de atividades, envolvendo os gênerostextuais poema e notícia. As análises mostraram que ela, na maioria das vezes,centrou suas intervenções no gênero em si (e por si só) e o tratou como seensina tradicionalmente a gramática normativa. Ou seja, suas práticas apontaramuma predisposição a fazer diferente, embora ainda esteja presa a procedimentosmetodológicos tradicionais. Concluímos que o problema não está em didatizar oconhecimento, no caso aqui o gênero textual, mas em como isso é feito. A escolatem, por vezes, realizado essa didatização longe das práticas sociais delinguagem e de forma mecânica, e isso tem gerado resultados insatisfatórios.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Elaine Cristina Nascimento da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST)

Departamento de LetrasLinguagem e Educação

Téléchargements

Publiée

2014-07-01

Comment citer

Nascimento da Silva, E. C. (2014). GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 1. Consulté à l’adresse https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/203

Numéro

Rubrique

LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS