Canudos: ressonâncias para além do Brasil

Auteurs

  • Andreia de Lima Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mots-clés :

Veredicto, Canudos, Sertões, Intertextualidade, Engajamento

Résumé

Este ensaio tem por objetivo analisar o diálogo existente entre as obras Veredicto em Canudos, de Sándor Márai e Os Sertões, de Euclides da Cunha. Desde o título, da produção do húngaro, nota-se claramente a intertextualidade, principalmente se considerarmos que na constituição da própria palavra, intertextualidade, existe uma relação entre os textos. Assim, pretendemos realizar um estudo comparativo das obras supracitadas e discutir as peculiaridades que nos saltaram aos olhos e nos fascinaram diante desta sentença canudense.  Para tanto, nos fundamentamos, especialmente, nos seguintes textos: “O Soldado Adormecido”, de Vasques da Cunha e “A estratégia da forma”, de Laurent Jenny.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Andreia de Lima Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Andreia de Lima Andrade é mestre em Literatura e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutoranda em Literatura e Interculturalidade, no Programa de Pós Graduação em Literatura e Interculturalidade, da Universidade Estadual da Paraíba. É professora assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atuando principalmente na área de Literatura Portuguesa. 

Références

CANDIDO, Antonio. Ressonâncias. In: _____ O Albatroz e o clichê. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004

_________. O estudo analítico do poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.

CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Fontes, 1979.

LAURENT JENNY. A estratégia da forma. Poétique: revista de teoria e análise literárias. Nº 27. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.

VASQUES DA CUNHA, Martim. O soldado Adormecido. In: ______ A poeira da Glória. Rio de Janeiro: Record, 2015.

Téléchargements

Publiée

2021-09-03

Comment citer

Andrade, A. de L. (2021). Canudos: ressonâncias para além do Brasil. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 5(1), 2–11. Consulté à l’adresse https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/2156