LITERACIA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM CONTEXTO ACADÊMICO: APONTAMENTOS SOBRE DIALOGICIDADE E AUTORIA

Auteurs

Mots-clés :

Autoria, Ensino Superior, Texto, Dialogismo.

Résumé

A esfera acadêmica, seus tipos de enunciados e o fazer científico nem sempre incentivam uma tomada de posição autoral por parte dos educandos, embora tal propósito seja agenda de todo Ensino Superior. Tendo como base a epistemologia bakhtiniana, o presente artigo revisiona e investiga a categoria de “autoria” no contexto acadêmico, problematizando, a partir da ideia de literacia e multiletramento, a forma com a qual os textos são explorados em aula. Em consonância com a filosofia dialógica da linguagem de Bakhtin e Círculo, argumentamos que a vivência de textos deve aliar-se a um projeto de devir autoral, sem o qual o fazer científico não se desenvolve. Delineamos, com isso, um deslocamento pedagógico da teoria bakhtiniana para o contexto de ensino superior.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eduardo da Silva Moll, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde é mestrando em Letras, na área de concentração em Linguística (CNPq).

Licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestrando em Letras - Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - CNPq).

Kelli Machado da Rosa, Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG);

Doutora em Letras, na área de concentração em linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS- CNPq). Possui Mestrado em Letras, na área de concentração em linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - CAPES). É graduada em Letras pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e possui ainda Especialização em Linguística e Ensino de Português também pela FURG.

Références

BAGNO, M. A inevitável travessia: da prescrição gramatical à educação linguística. In: ______. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

BAKHTIN, M. M. (VOLOCHINOV, V. N.) Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. (1929). Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: A estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: ______. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016a.

BAKHTIN, M. M. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: ______. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016b.

BAKHTIN, M. M. Diálogo I. A questão do discurso dialógico. In: ______. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016c.

BAKHTIN, M. M. Diálogo II. In: ______. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016d.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do Ato Responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017a.

BAKHTIN, M. M. Por uma metodologia das ciências humanas. In: ______. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017b.

BARCA, I. Literacia e consciência histórica. Educar em revista. Curitiba, v. 22, n. Especial, 2006. Editora UFPR. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5545>

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2016.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Américo. São Paulo: Contexto, 2012.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012, p. 11-31.

SOUSA, L. D. Letramento e multiletramento. Revista e-scrita. v. 10, n. 2, 2016. Disponível em: < https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3696>

Téléchargements

Publiée

2020-12-29

Comment citer

Moll, E. da S., & da Rosa, K. M. (2020). LITERACIA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM CONTEXTO ACADÊMICO: APONTAMENTOS SOBRE DIALOGICIDADE E AUTORIA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 7(2), 99–113. Consulté à l’adresse https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3853