A EXTREMA DIREITA NO BRASIL E O HOMEM-MASSA

UMA CONCEPÇÃO DE ORTEGA Y GASSET

Autores/as

  • Diogo Codiceira UFRPE
  • Hugo Braz UFRPE
  • Nathália Lima UFRPE

Palabras clave:

Extrema direita Ortega y Gasset

Resumen

O início do século XXI foi marcado pelo avanço da extrema direita no mundo ocidental, especificamente no Brasil, observamos tal fenômeno de forma mais contundente durante a década de 2010. Assim, o principal objetivo desse artigo será analisar esse crescimento em solo brasileiro por meio dos conceitos de homem-massa e povo-massa a luz da Filosofia de José Ortega Y Gasset com sua obra: A rebelião das massas. Por meio de um levantamento bibliográfico sobre o tema e com intuito de realizar uma aproximação da obra de Ortega com o atual cenário de extrema direita no Brasil. Com isso, percebemos que o homem-massa está dentro de uma concepção moral e sua multiplicação na sociedade se dá o povo-massa. Esse mesmo homem-massa busca cada vez mais ocupar espaços na sociedade, a exemplo do Estado, a fim de legitimar o seu mando e exercer o seu poder contra uma minoria contrária. Tais fatos no Brasil, ficaram mais evidentes nos pleitos eleitorais de 2018 e 2022.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hugo Braz, UFRPE

Graduando no curso de bacharelado em Ciências Sociais na UFRPE

Nathália Lima, UFRPE

Graduanda no curso de bacharelado em Ciências Sociais na UFRPE

Citas

ASSUMÇÃO, Jéferson. Homem-massa: a filosofia de Ortega Y Gasset e sua crítica à cultura de massificada. Porto Alegre: Editora Bestiário, 2012. 189 p.

BOBBIO, Noberto. Dicionário de política. 11. ed. Brasília: Unb, 1998. 1330 p. tradução de: Carmen C. Varriale, Gaetano Lo Mônaco, João Ferreira, Luís Guerreiro Pinto Cacais e Renzo Dini.

DORNAS, Danilo Santos. A Filosofia Política de Ortega y Gasset. Kaleidos (Barbacena), Barbacena, v. 1, n.2, p. 189-218, 2003.

GONÇALVES JÚNIOR, Arlindo Ferreira. Ortega Y Gasset. In: PECORARO, Rossano (org.). Os filósofos: clássicos da filosofia:de Ortega Y Gasset a Vattimo. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. Cap. 1. p. 9-31.

ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das massas. 5. ed. Campinas: Vide Editorial, 2016. 362 p. Tradução de: Felipe Denardi.

REIS, Daniel Aarão. A extrema-direita brasileira: uma concepção política autoritária em formação. Anuario Escuela de História, v. 32, p. 01-24, 2020.

Publicado

2024-03-07

Cómo citar

Codiceira, D., Braz, H., & Lima, N. (2024). A EXTREMA DIREITA NO BRASIL E O HOMEM-MASSA: UMA CONCEPÇÃO DE ORTEGA Y GASSET . Revista Caboré, 1(8), 04–14. Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/6524