Uma Análise da Percepção dos Alunos sobre a Química Verde e a Educação Ambiental no Ensino de Química

Autores

  • Diego Marlon Santos Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí
  • Marcia Regina Royer Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí

Resumo

A educação ambiental sempre foi um desafio que requer diferentes estratégias de ensino e ações coordenadas com a escola para que possa ser trabalhada em uma visão socioambiental e que deva estar presente nos conteúdos de química. Deste modo, o objetivo do artigo foi analisar a percepção dos alunos sobre a química verde e a educação ambiental no ensino de química. Este trabalho teve como temática a Química Verde e a Educação Ambiental, assim, foi desenvolvido um estudo exploratório com abordagem qualitativa, sendo realizado um levantamento com a aplicação de questionário para um grupo de sessenta alunos da terceira série do ensino médio, em um colégio da rede estadual de ensino do município de Paranavaí, PR. O diagnóstico mostra que os temas ambientais estão sendo pouco trabalhados na disciplina de química. Neste sentido, é preciso fortalecer as questões ambientais para que possa influenciar cada vez mais naconscientização da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Marlon Santos, Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí

Mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (2016), cursou a especialização em Informática Instrumental Aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018), especialista em Gestão Ambiental em Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), especialista em Docência do Ensino Superior: métodos e práticas educativas pela Universidade Paranaense (2007), especialista em Meio Ambiente com ênfase em Química Ambiental pela Universidade Paranaense (2007), possui graduação em Química Industrial pela Universidade Paranaense (2005) e graduação em Química Licenciatura pela Universidade Paranaense (2005). Atualmente é professor do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro - EFMP, ministrando aulas na Educação Profissional, no curso Técnico em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Formação de Professores, Ensino de Química e Ensino Profissionalizante.

Marcia Regina Royer, Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Agronomia (Melhoramento Genético Vegetal) pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Agronomia (Melhoramento Genético Vegetal) pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Professora Adjunto D da Universidade Estadual do Paraná -Campus Paranavaí (UNESPAR), Colegiado de Ciências Biológicas. Atua na área de genética e ensino, orientando PIBIC, PIBID, PDE e Mestrado. Professora e orientadora do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, UNESPAR-Campus Paranavaí. 

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Santos, D. M., & Royer, M. R. (2018). Uma Análise da Percepção dos Alunos sobre a Química Verde e a Educação Ambiental no Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2), 142–164. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1805

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa