Da Flecha as Educações, Ciências e Culturas Encantadas
Palavras-chave:
Educação para as Ciências, Diversidade, AnticolonialidadeResumo
O presente texto consiste em um convite a reflexo traçadas na obra Fecha no tempo, para pensarmos as educações para as ciências e as químicas a partir de processos de sensibilização, localização do saber, convite a outros modos de pensar e a decolonização do-no ensino das ciências e químicas. Para tal, faz-se um processo descritivo-reflexivo a partir da estruturação e possibilidades reflexivas-analíticas abordadas na obra, bem como tange possibilidade para pensarmos as educações para as ciências e as químicas. Neste, apresentamos a obra-pensamento enquanto artefato para instrumentarlizar o olhar acerca de nossa temporalidade. Em tempos os quais a colonização das mentes e a monocultura das ideias se proliferam e metastaseiam em tempos de um capitalismo selvagem, um neoliberalismo pungente e uma pulsão de morte neofundamentalista se alastra, a Flecha no tempo nos oferece caminhos para buscar outros modos de pensar as educações, de reencantar a vida e de re-elaborar os elos. As flechas lançadas que nos auxiliam ao re-entoar o convite para pensarmos educações, ciências, químicas e culturas: “[...] ou escutaremos e falaremos com outras vozes ou nos calaremos para sempre”. É este o eco deixado pela Flecha no tempo.Downloads
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Referências
Simas, Luiz A., & Ruffino, Luiz. (2019). Flecha no Tempo. Rio de Janeiro: Mórula.
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Publicado
2021-12-26
Como Citar
Polizel, A. L., & Lima de Oliveira, R. D. V. (2021). Da Flecha as Educações, Ciências e Culturas Encantadas. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(2), 128–132. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4287
Edição
Seção
Dossiê - Ancestralidades afro e indígena.
Licença
Copyright (c) 2021 Alexandre Luiz Polizel, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira
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