Ensino Remoto, e Agora? Uma Análise das Percepções dos Participantes do PIBID e PRP QUÍMICA/UFPR sobre o TPACK

Autores

  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Fernanda Silva Veloso Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5145

Palavras-chave:

Formação de professores(as) de Química, PRP, PIBID, TPACK, Análise estatística

Resumo

O modelo teórico conhecido como Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), proposto por Mishra e Koehler, em 2006, tem como objetivo orientar sobre a integração das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) em sala de aula. Partindo de tal modelo, e levando em conta o momento histórico vivenciado por professores em formação, o da pandemia da COVID-19, este estudo buscou dar destaque às reflexões emergentes sobre o uso pedagógico da tecnologia para o ensino de Química. A principal pergunta de pesquisa a ser respondida foi: “quais são as percepções dos participantes dos programas PIBID e RP – Química/UFPR sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo?” Para respondermos a tal questionamento, realizamos uma investigação tomando como instrumento de coleta de dados o questionário TPACK traduzido para o português. Para a análise dos dados e sua validação, utilizou-se o pacote computacional Statistical Package for Social Sciences (SPSS). As constatações indicam que, apesar de haver certa concordância e prevalência da utilização das tecnologias durante as ações dos participantes dos subprojetos PIBID e PRP durante a pandemia, o que resulta da necessidade, ainda há elementos a serem melhorados e aperfeiçoados, especialmente quanto a entender as especificidades técnicas das tecnologias e na sua apropriação à promoção pedagógica de díspares formas de representar o conhecimento no intento de monitorar a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Altet, Marguerite (2001). As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: Paquay, L. et al. (Orgs.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 23-35.

Bedin, Everton (2017). Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, 10(2), 1-17.

Bedin, Everton, Marques, Murilo S., & Cleophas, Maria das Graças (2023). Research on the Content, Technological, and Pedagogical Knowledge (TPACK) of Chemistry Teachers During Remote Teaching in the Pandemic in the Light of Students’ Perceptions. Journal of Information Technology Education: Research, 22, 1-24.

Bernardes, Thaygra S., & Andrade Neto, Agostinho S. (2019). Percepções de Professores de Química em Formação Inicial em Relação às suas Bases de Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/283.

Brasil (2020). Edital CAPES 01/2020 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: https://capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/06012020-Edital-1-2020-Resid%C3%AAncia-Pedag%C3%B3gica.pdf .

Brasil (2020). Edital CAPES 02/2020 que dispõe sobre o PIBID. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf.

Candau, Vera (2019). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Educação Intercultural e práticas pedagógicas. In: Silva, Marco, Nascimento, Claudio Orlando Costa, & Zen, Giovana Cristina (Orgs.). Salvador: Edufba.

Chai, Ching, Koh, Joice, & Tsai, Ching (2013). A review of Technological Pedagogic al Content knowledge. Education Technology and Society, 16(2), 31-51.

Cleophas, Maria das Graças, & Bedin, Everton (2022). Panorama sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) à luz das percepções dos estudantes. RENOTE, 20(1), 399-408.

Cleophas, Maria das Graças, & Bedin, Everton (2022b). An investigative study on teachers' level of expertise on the triad science-pedagogy-technology: evaluating Chemistry classrooms during the pandemic. Ciência & Educação, 28.

Da Silva, Arilson S., De Siqueira, Lucas E., & Bedin, Everton (2021). Base Conceitual do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo de Professores de Ciências Exatas. Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, 1, 136-151.

Dunker, Eduardo B., & Bedin, Everton (2021). A mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da metodologia Dicumba: possíveis aproximações. Educação Química en Punto de Vista, 5(2).

Eisner, Eliot W. (1994). The educational imagination: On the design and evaluation of school programs (3rd ed.). New York, NY: Macmillan.

Eisner, Eliot W. (1994). Cognition and Curriculum Reconsidered. 2nd Edition, Teachers College Press, New York.

Ellis, Rod (1994). The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press.

Fernandez, Carmen (2015). Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Ensaio, 17(2), 500-528.

Ferreira, Juliana C., & Patino, Cecília M. (2015). O que realmente significa o valor-p. J Bras Pneumol. 41(5), 485-485.

Fonseca, João J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. Apostila.

Giroux, Henry (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

Koh, Joice H. L., Chai, Ching S., & Tsai, Ching-Chung (2010). Examining the technological pedagogical content knowledge of Singapore pre-service teachers with a large-scale survey. Journal of Computer Assisted Learning, 26(6), 563-573.

Kurz, Débora L., & Bedin, Everton (2019). As possibilidades de um e-book de experimentos para a promoção da alfabetização científica na área de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, 8(1).

Lüdke, Menga, Cruz, Giseli B., & Boing, Luiz A. (2009). A Pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, 42(14), 456-468.

Mishra, Punya, & Koehler, Matthew J. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054.

Nakashima, Rosária, & Piconez, Stela C. B. (2016). Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): Modelo explicativo da ação docente. Revista Eletrônica de Educação, 10(3), 231-250.

Nogueira, Keysy S. C., Cubero, Josely, Goes, Luciane F., & Fernandez, Carmen (2017). Construção de um questionário para identificação de concepções sobre radicais livres e antioxidantes. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Ostermann, Fernanda (2001). O debate sobre as licenciaturas no Brasil. In: Sociedade Brasileira de Física. Proposta de diretrizes para professores de educação básica. http://www.sbfisica.org.br.

Queiroz, Glória (2001). Processos de Formação de Professores Artistas-Reflexivos de Física - Revista Educação & Sociedade,74, 97-117.

Rolando, Luiz G. R. (2017). Um exame da percepção de professores de Biologia acerca de suas bases de Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Tese (Doutorado) - Instituto Oswaldo Cruz, Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde.

Schnetzler, Roseli P., & Silva, Lenice H. A. (2022). Buscando o caminho do meio: construindo a parceria entre professores e formadores de professores de ciências. In: Educação OnLine. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jBv8nWQ7s5JwLkKhmPxSJLy/abstract/?lang=pt.

Schnetzler, Roseli P. (2002). Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de Química. Química Nova na Escola, 16, 15-20.

Schön, Donald A. (1983). The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. New York: Basic Books.

Schön, Donald (1987). Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass.

Shulman, Lee S. (1986). Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher. 15(2), 4-14.

Shulman, Lee S. (1987). Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), p. 1-22.

Stenhouse, Laurance (1975). A introduction to Curriculum Research and Development. London: Hinemann.

Stenhouse, Laurance (1987). La investigación como base de la enseñanza: selección de textos por J. Rudduck y D. Hopkins. Madrid: Ediciones Morata.

Streiner, David L. (2003). Being inconsistent about consistency: When coefficient alpha does and doesn't matter. Journal of personality assessment, 80(3), 217-222.

Tardif, Maurice (2013). Saberes Docentes e Formação Profissional. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Voogt, Joke, Fisser, Petra, Pareja Roblin, Natalie, Tondeur, Jo, & Van Braa, Johan (2013). Technological pedagogical content knowledge - a review of the literature. Journal of Computer Assisted Learning, 29(2), 109-121.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Bedin, E., Lima de Oliveira , R. D. V. ., & Veloso, F. S. . (2023). Ensino Remoto, e Agora? Uma Análise das Percepções dos Participantes do PIBID e PRP QUÍMICA/UFPR sobre o TPACK. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 430–448. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5145