Mapeamento das Produções sobre História da Química e sua Aproximação com a Formação Inicial de Professores em Eventos da Área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5235

Palavras-chave:

História da Química, Formação de Professores, Estado do Conhecimento

Resumo

A área de Ensino de Química no país tem vivenciado significativo acúmulo de produção nas últimas décadas, proporcionando importantes discussões entre pares e apresentando influências e perspectivas que emergem de desafios teóricos e práticos. Em uma tentativa de caracterizá-la, as pesquisas do tipo “Estado do Conhecimento” têm se mostrado eficazes para responder a questionamentos e desvelar lacunas. Neste estudo, visando colaborar com o avanço da área, buscamos compreender como a História da Química vem contribuindo com a formação inicial dos professores de Química. Isso por meio de um olhar para a História da Química que, como Ciência Humana, é considerada imprescindível no processo formativo de professores e alunos, quando se procura contextualizar a origem e o desenvolvimento dessa ciência, relacionando-os com o ensino. Para tanto, o estudo abarcou os cinco últimos anais publicados na última década, referentes a três dos principais eventos nacionais: ENPEC (Ciências), ENEQ e SIMPEQUI (Química), já que estes são os meios de divulgação da produção mais utilizados por pesquisadores da área no Brasil, resultando na seleção de 88 trabalhos sobre a temática. A análise aponta que o ENEQ apresentou trabalhos com foco no ensino básico, enquanto o ENPEC abrange também o ensino superior, em especial a temática formação inicial, apresentando propostas didáticas e metodológicas que envolvem o uso da história; entretanto, nos SIMPEQUI não foi encontrada uma quantidade considerável de trabalhos. O estudo mostra ainda que a área tem avançado nessa questão, mas ainda apresenta lacunas que podem ser preenchidas com pesquisas mais direcionadas para essa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP

Mateus José dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP

Larissa Cabral Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP

Murilo Henrique dos Santos Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP

Renan Vilela Bertolin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP

Referências

Alexandrino, Daniela M. & Queiroz, Salete L. (2020). Pesquisas do tipo estado da arte sobre o Ensino de Química no Brasil (2000-2016). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 19(3), 638-655.

Alexandrino, Daniela M., Bretones, Paulo S., & Queiroz, Salete L. (2022). Anais dos ENEQ: o que nos dizem sobre a área de educação em química no Brasil? Química Nova, 45, 249-261.

Appelt, Veridiana Kelin, & Guilardi Jr., Felicio (2016). O Ensino de Química através da arte. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.

Arroio, Agnaldo (2016).Simpósio Brasileiro de Educação Química chegou à Manaus em 2016. Revista Debates em Ensino de Química, 2(2), 117-119.

Bejarano, Nelson R. R., & Carvalho, Ana Maria P. (2000). A educação química no Brasil: uma visão através das pesquisas e publicações da área. Educación Química, 11(1), 160-167.

Beltran, Maria Helena Roxo & Barp, Ediana (2017). A História da Ciência na formação continuada de professores de Ciências: alguns desafios e perspectivas. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Florianópolis.

Beltran, Maria Helena Roxo (2016). História da Ciência nos cursos superiores de química: diagnóstico e formação continuada de professores. In: Anais do 15 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Florianópolis.

Beltran, Maria Helena Roxo (2013). História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares. Abakós, 1(2), 67-77.

Chizzotti, Antonio (2003). A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, 16(2), 221-236.

Derossi, Ingrid, Freitas-Reis, Ivoni, & Lenger, Friedrich (2016). Explorando o museu químico de Justus von Liebig (1803-1873) na Alemanha. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.

Dos Santos, Regiane Lopes, & Queirós, Wellington Pereira (2016). Gilbert Newton Lewis em livros didáticos. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.

Fellipetto, Ilda de Franceschi, Maldaner, Otavio Aloisio, & Araújo, Maria Cristina Pansera (2021). Estado do conhecimento sobre sustentabilidade, educação ambiental e agrícola no ensino de Química no Ensino Médio. Revista Insignare Scientia, 4(6), 127-144.

Ferreira, Gustavo Maximiano, & Marques, Deividi Marcio (2016). O modelo atômico de elementos radioativos – discussão histórica com interface com o ensino de Química. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.

Figueiredo, Marília, Chiari, Brasilia M., & Goulart, Bárbara (2013). Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, 25(1), 129-136.

Fiuza, Luciana, Marques, Mary Anne, & Amaral, Priscila (2017). História da ciência contextualizada e imagens em trabalhos publicados nos ENPEC (2005-2015). In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis.

Francisco, Cristiane A., Alexandrino, Daniela M., & Queiroz, Salete L. (2015). Análise de dissertações e teses sobre o ensino de química no Brasil: produção científica de programas de pós-graduação em destaque. Investigações em Ensino de Ciências, 20 (3), 21-60.

Franco-Patrocínio, Sandra, Souza, Vinícius Catão, & Fabiano, Bárbara Gonçalves (2021). Estado do conhecimento sobre Educação Química para Surdos em eventos científicos brasileiros realizados entre 2004-2018. Educação Química en Punto de Vista, 5(2), 62-84.

Freitas, Luiz Alberto Barros Freitas, Gomes, Rayane, Moura, Aldicéia Luiz, & Almeida, Maria Ângela Vasconcelos (2012). Parceria bolsista PIBID e professora do Ensino Médio: A História da Química como facilitadora na aprendizagem de eletroquímica. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, Salvador.

Gatti, Bernardete A., Barretto, Elba Siqueira, André, Marli Eliza Dalmazo Afonso, & Almeida, Patrícia Cristina Albieri (2019). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO. 351 p.

Guarnieri, Patrícia Vecchio, & Gatti, Sandra Regina Teodoro (2017). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Química: reflexões sobre a formação de professores a partir dos trabalhos apresentados nos ENPECs entre 2011 e 2015. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis.

Guarnieri, Patrícia Vecchio, Gatti, Sandra Regina Teodoro, & Cortela, Beatriz Salemme Corrêa (2019). Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura em Química e algumas relações com a História e Filosofia da Ciência. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal.

Günther, Hartmut (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: teoria e pesquisa, 22(2), 201-209.

Junqueira, Marianna Meirelles, & Maximiano, Flavio Antonio (2011). A evolução das concepções sobre a natureza da ciência na formação inicial de professores de Química. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - I Congresso Iberoamericano de Investigação en Ensenanza de las Ciencias, Campinas-SP.

Lavra, Thays Cristinne Campo, Carvalho, Mariana Marina de Brito, & Oliveira, Marcelo Moizinho (2014). Uma breve história da química e dos conceitos termodinâmicos. In: Anais do 12° Simpósio Brasileiro de Educação Química, Fortaleza.

Leal, Luana Pires Vida & Ribas, Jeferson Ferreti (2017). Publicações da revista 'Química Nova na Escola' no período de 2012-2015 que apresentam abordagem histórica. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Florianópolis.

Leite, Mônica Regina Vieira, Kundlatsch, Aline, Gatti, Sandra Regina Teodoro, & Cortela, Beatriz Salemme Corrêa (2019). Histórias em Quadrinhos para abordar a História e Filosofia da Ciência: uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC e ENEQ. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal.

Lozano, Diana Lineth Parga, & Denari, Gabriela Bueno (2017). Investigaciones Brasileras sobre los profesores universitarios de química. Journal of Science Education, 63-66.

Marques, Devidi Marcio (2015). Formação de professores de ciências no contexto da História da Ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 11, 1-17.

Martinelli, Núbia R., & Mackedanz, Luiz Fernando (2017). Abordagens da História da Ciência no Ensino de Ciências. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis.

Martínez Pérez, Leonardo Fabio, Silva, Camila Silveira, & Nardi, Roberto (2007). Tendências na pesquisa em ensino de química no Brasil e na Colômbia: um estudo a partir da análise de publicações em revistas e anais de eventos. In: Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis.

Martins, Iury Kesley Marques Oliveira, & Soares, Zilene Moreira Pereira (2017). Propostas de intervenção orientadas pela história e filosofia da ciência presentes nas três últimas edições do ENPEC. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Florianópolis.

Mól, Gerson S., Silva, Rejane M. G., & Souza, Francislê N. (2013). Dificuldades e perspectivas para a pesquisa no ensino de química no Brasil. Indagatio Didactica, 5(2), 178-199.

Morisini, Marilia Costa (2015). Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação (UFSM), 40(1), 101-116.

Morosini, Marília Costa, & Fernandes, Cleoni Maria Barboza (2014). Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, 5(2), 154-164.

Nardi, Roberto (2014). Memórias do Ensino de Ciências no Brasil: a constituição da área segundo pesquisadores brasileiros, origens e avanços da pós-graduação. Revista do Imea, 2(2)134-46.

Nascimento, Débora Coelho, Leal, Ketolly Natanne Silva, Silva, Maria Maciara, Almeida, Mylena da Silva, Torres, Cleber da Silva, Silva, Thiago Pereira, & Castro, Suzana Limeira (2014). O teatro no ensino de química: avaliação de uma proposta didática para o conteúdo de história da Química. In: Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto-MG.

Nunes Filho, F. L., & Calixto, Vivian S. (2017). Concepções dos acadêmicos de Química da UFGD acerca do componente curricular de História da Química. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis.

Pereira, Letícia dos Santos, & Freire Júnior, Olival (2020). Os trabalhos pedagógicos de Wilhelm Ostwald e o prêmio nobel de Química (1904-1909) In: Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, Recife.

Pereira, Marsílvio Gonçalves, Nascimento, Carlos Vinícius Carvalho, Barbosa, Alessandro Tomaz, & Rocha, Gewerlys Stallony (2013). Concepções de Professores de Ciências, Física, Química e Biologia acerca da Natureza da Ciência. In: Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia-SP.

Pinheiro, Bárbara Carine Soares, Bellas, Renata Rosa Dotto, & Santos, Lílian Moreira (2016). Teorias Ácido-Base: aspectos históricos e suas implicações pedagógicas. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.

Rezende, Bruna Paula, & Silva, Ana Carolina Araújo (2021). Estado do conhecimento sobre as representações nos livros didáticos de química: um levantamento para o período de 2010 a 2021. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, 5(3), 502-524.

Rocha, S. F., Coelho, A. S. L., Silva, F. C. A., & Passos, M. H. S. (2013). Um olhar sobre a história da Química. In: Anais do 11º Simpósio Brasileiro de Educação Química, Teresina.

Romanowski, Joana P., & Ens, Romilda T. (2006). As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, 6(19), 37-50.

Santos, Carla Andreane; Silva, João R. R. T., & Simões Neto, José Euzebio (2018). Sobre o uso da História da Química: o que pensam os professores do Ensino Médio e Superior no agreste pernambucano. In: Anais do 19º Encontro Nacional de Ensino de Química, Rio Branco-AC.

Santos, Girlânia M. L., & Mesquita, Nyuara A. S. (2016). Perspectivas de inserção da História da Química nos currículos de formação de professores no estado de Goiás. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.

Santos, Mateus José & Souza, Vinícius Catão Assis (2018). Análise dos trabalhos relacionados ao ensino de ciências por investigação publicados nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química entre os anos de 2006 e 2016. Educação Química en Punto de Vista, 2(2), 51-67.

Santos, Regiani Lopes, & Queirós, Wellington Pereira (2016). Gilbert Newton Lewis em livros didáticos. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.

Santos, Wildson L. P., & Porto, Paulo A. (2013). A pesquisa em ensino de química como área estratégica para o desenvolvimento da química. Química Nova, 36(10), 1570-1576.

Schneider, Eduarda Maria, Fujii, Rosangela Araújo Xavier, & Corazza, Maria Júlia (2017). Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(9), 569-584.

Schnetzler, Roseli P. (2002). A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, 25(1), 14-24.

Silva, Aroldo Nascimento, & Alves, Andréa Aparecida R. (2019). Interfaces entre a História da Ciência e o Ensino de Química na formação inicial e continuada de professores de Química. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal-RN.

Silva, Denilson Antonio Maia, Silva Junior, Carlos Neco, & Oliveira, Ótom Anselmo (2016). A Termodinâmica Química nos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLEM 2012. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.

Silva, Maiara Saviane Carvalho Diniz, & Silva, Flávia Cristiane Vieira (2020). A história da isomeria orgânica em livros didáticos de química para o Ensino Médio. In: Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, Recife.

Silva, Taíris A., & Novais, Robson M. (2021). Formação continuada de professores de química: uma pesquisa bibliográfica nos anais do ENEQ. Scientia Naturalis, 3(2), 2021, p. 912-923.

Soares, Marlon H. F. B., Mesquita, Nyuara A. S., & Rezende, Daisy B. (2017). O Ensino de Química e os 40 anos da SBQ: o desafio do crescimento e os novos horizontes. Química Nova, 40(6), 656-662.

Sousa, Aparecido Antônio Magalhães, & Silva, Flavia Cristiane Vieira (2017). Análise de textos de divulgação científica sobre termoquímica construídos por professores de Química em formação. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis.

Sousa, Aparecido Antônio Magalhães & Silva, Flávia Cristiane Vieira. (2016). Análise da abordagem dos modelos atômicos em vídeos didáticos. In XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis-SC.

Stadler, João Paulo, & Valente, Tânia Lúcia Corrêa (2014). Proposta de Jogo Didático para o Ensino de Química Orgânica em Contextualização com a História da Química. In: Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto-MG.

Stanzani, Enio de Lorena, Camargo, Camila Pereira, Carvalho, Wilson, & Bastos, Fernando (2017). Relações entre os Saberes Docentes e a História da Ciência na formação inicial de professores. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis.

Suart Junior, José Bento, Stanzani, Enio de Lorena, & Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro (2016). História da Química e livro didático: análise da produção de textos introdutórios por licenciandos. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.

Tellez, Ingrid Rodriguez (2013). A produção de história em quadrinhos a partir da leitura de textos históricos por licenciandos do PIBID. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia-SP.

Vosgerau, Dilmeire S., & Romanowski, Joana P. (2014). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 165-189.

Zanon, Lenir Basso, & Maldaner, Otávio Aloísio (2007). Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: Unijuí.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Nardi, R., Santos, M. J. dos, Lima, L. C., Lima, M. H. dos S., & Bertolin, R. V. (2023). Mapeamento das Produções sobre História da Química e sua Aproximação com a Formação Inicial de Professores em Eventos da Área. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 244–261. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5235

Edição

Seção

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino