A Metodologia de Resolução de Problemas Aliada ao Caso Celobar: Possibilidades para o Ensino de Estequiometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5581

Palavras-chave:

Ensino de Estequiometria, Resolução de Problemas, Caso Celobar

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as formas de contribuição da metodologia de Resolução de Problemas para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados com o Ensino de Estequiometria no contexto de um curso Técnico em Química. O estudo foi desenvolvido com 16 alunos do 1° ano, no turno da noite de uma escola pública estadual da cidade de Novo Hamburgo/RS. Os dados foram produzidos através de registros no diário de campo, questionários e de produções escritas dos educandos, para posterior análise qualitativa e interpretativa. Os resultados apontam que a metodologia de Resolução de Problemas favoreceu o processo de ensino e aprendizagem em âmbito de conteúdos conceituais como balanceamento, proporcionalidade e a importância das propriedades físico-químicas dos reagentes nas reações, assim como atitudinais, uma vez que possibilitou a discussão sobre ética profissional e aspectos da responsabilidade técnica. No que diz respeito aos conteúdos procedimentais, estes foram verificados na realização de pesquisa em fontes bibliográficas, elaboração das apresentações, propostas de trabalho em equipe durante a resolução dos problemas, além da argumentação durante o debate final acerca do tema tratado.

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Biografia do Autor

Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

Juliana Lisiane Vestfahl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Greff Passos, C., Lisiane Vestfahl, J., & das Chagas de Azevedo Ribeiro, D. (2023). A Metodologia de Resolução de Problemas Aliada ao Caso Celobar: Possibilidades para o Ensino de Estequiometria. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 208–230. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5581