ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NÍVEL MÉDIO: O PAPEL DA BIBLIOTECA COMO PROPULSORA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO
the role of the library as a catalyst for literacy practices
Palavras-chave:
Mediação de leitura, Letramento, Biblioteca, Ensino MédioResumo
O artigo investiga o papel das bibliotecas escolares na promoção de práticas de letramento no Ensino Médio, com foco nas estratégias de mediação de leitura. O principal objetivo é analisar como essas bibliotecas podem se tornar espaços pedagógicos que vão além da simples decodificação de textos, contribuindo para o desenvolvimento do letramento crítico e reflexivo dos estudantes. O método utilizado consiste em uma revisão bibliográfica (Gil, 2002; Marconi; Lakatos, 2003) que possibilita uma análise teórica abrangente sobre a mediação de leitura e o letramento. Dentre as práticas destacadas, estão clubes de leitura, oficinas de quadrinhos, rodas de ciência, resenhas anônimas, leitura crítica de textos jornalísticos e debates sobre adaptações literárias. O estudo conclui que essas abordagens podem transformar a biblioteca em um ambiente dinâmico e formador de cidadãos críticos, ampliando as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Além disso, enfatiza a importância de que a escola e todos os educadores criem condições favoráveis ao letramento, considerando o contexto social dos estudantes. Dessa forma, a mediação de leitura configura-se como uma prática central na formação de leitores críticos e reflexivos, alinhando-se ao papel estratégico da biblioteca escolar como espaço de transformação pessoal e educacional.Downloads
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