ROTA DA CLONAGEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA
Keywords:
Ensino-aprendizagem, Jogos Didáticos, Ensino de CiênciasAbstract
Este trabalho objetivou apresentar uma sequência didática para o ensino de Biotecnologia a partir de uma oficina sobre Clonagem e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro “Rota da Clonagem” como uma ferramenta didática para facilitar o aprendizado acerca da temática. A oficina consistiu de três etapas: apresentação teórica da temática, dinâmica de confecção de uma ovelha Dolly clonada e um jogo de tabuleiro. O jogo didático incluiu perguntas sobre conceitos dos processos de clonagem, suas aplicações, importância e breve histórico da utilização da técnica. Ao final da oficina, foi proposto um questionário de avaliação do jogo para os participantes, os quais, em sua totalidade, concordaram que o jogo auxiliou para facilitar a aprendizagem do conteúdo. Além disso, a interação entre os participantes, estímulo à competitividade e curiosidade durante o jogo se constituíram importantes ferramentas pedagógicas. Assim, o jogo “Rota da Clonagem” é uma ferramenta eficaz para estimular o interesse pela clonagem, consolidando o conhecimento teórico de forma lúdica e interativa. A sequência didática foi proposta para auxiliar professores e alunos em um processo de ensino e aprendizagem com base na fixação dos conteúdos trabalhados em aula teórica relacionados à Biotecnologia e, mais especificamente à Clonagem.Downloads
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