ROTA DA CLONAGEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Jogos Didáticos, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho objetivou apresentar uma sequência didática para o ensino de Biotecnologia a partir de uma oficina sobre Clonagem e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro “Rota da Clonagem” como uma ferramenta didática para facilitar o aprendizado acerca da temática. A oficina consistiu de três etapas: apresentação teórica da temática, dinâmica de confecção de uma ovelha Dolly clonada e um jogo de tabuleiro. O jogo didático incluiu perguntas sobre conceitos dos processos de clonagem, suas aplicações, importância e breve histórico da utilização da técnica. Ao final da oficina, foi proposto um questionário de avaliação do jogo para os participantes, os quais, em sua totalidade, concordaram que o jogo auxiliou para facilitar a aprendizagem do conteúdo. Além disso, a interação entre os participantes, estímulo à competitividade e curiosidade durante o jogo se constituíram importantes ferramentas pedagógicas. Assim, o jogo “Rota da Clonagem” é uma ferramenta eficaz para estimular o interesse pela clonagem, consolidando o conhecimento teórico de forma lúdica e interativa. A sequência didática foi proposta para auxiliar professores e alunos em um processo de ensino e aprendizagem  com base na  fixação dos conteúdos trabalhados em aula teórica relacionados à Biotecnologia e, mais especificamente à Clonagem.

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Biografia do Autor

Camila Campêlo de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/ Biologia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão. Possui Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2010) e Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Piauí (2010), Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí (2012), Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (2015) e Especialização em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura (2024).

Thiellys Pereira Chaves dos Santos, UFMA

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão.

Layane dos Santos Bezerra, UFMA

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão.

Rodrigo de Sousa Silva, UFMA

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão.

Antonia Solidária Silva Valentim, UFMA

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão.

Shirlen Antonia Sousa da Silva, UFMA

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão.

Maria Grazielle do Nascimento Frazão, UFMA

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão.

Stephane Lima de Sena, UFMA

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão.

Hélida Cristina de Andrade Soares, UFMA

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão.

Joana Darc Batista Pessoa, UFMA

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

Campêlo de Sousa, C., Pereira Chaves dos Santos, T., dos Santos Bezerra, L., de Sousa Silva, R., Silva Valentim, A. S., Sousa da Silva, S. A., … Batista Pessoa, J. D. (2025). ROTA DA CLONAGEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA. Educação E (Trans)formação, 1(1), 107–119. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7732

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Artigos