FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS NA REVISTA EDUCAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

Formação de professores. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metodologias ativas.

Resumen

O presente estudo buscou analisar experiências e pesquisas sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em publicações da Revista Educação e (Trans)formação. O estudo problematiza os desafios enfrentados pelos professores, especialmente relacionados à formação generalista e à fragilidade na base disciplinar em Matemática, comuns nos cursos de Pedagogia. A metodologia envolveu uma revisão de literatura, dialogando com autores como Nacarato, Fiorentini, Smole e Diniz, entre outros, que defendem práticas de ensino mais significativas, contextualizadas e que promovam a resolução de problemas. Os resultados indicam que metodologias ativas, como o uso de jogos e materiais manipuláveis, contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da autonomia dos alunos, ao mesmo tempo em que evidenciam a necessidade de uma formação inicial que integre conteúdos matemáticos, didática e práticas reflexivas. Concluímos que fortalecer a formação dos professores é essencial para a superação da prática tradicional e para a construção de um ensino matemático mais efetivo e socialmente relevante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Débora De Lima Souza, Universidade Estadual da Paraíba UEPB

Professora substituta na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB).Graduada do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFRPE-UAG, possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Participou do Programa Residência Pedagógica onde desenvolveu atividades relacionadas a disciplina de Matemática, cumprindo carga horária de 440 horas conforme determinação da CAPES; participou do VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática-EPEM na qualidade de monitora do evento; atuou como monitora na disciplina acadêmica de Avaliação da Aprendizagem. Realizou pesquisa na área de ensino de Matemática a partir de situações problemas para o Trabalho de Conclusão do Curso-TCC. Integrante do Grupo de Estudo em Educação Matemática e Ensino de Ciências- GEEMEC, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco- UFAPE, tendo como coordenador o professor Luciano Cavalcanti do Nascimento e como coordenadora a professor Glória Cavalcanti.

MARIA DAS GRAÇAS de lima Souza filha, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial. Atua como professora na rede municipal de ensino de São João, Pernambuco, dedicando-se à promoção de práticas pedagógicas inclusivas e ao desenvolvimento integral de seus estudantes.

Citas

ANDRADE, Ialle Juliana Marques; SILVA, Isac Nascimento. O uso da porcentagem em práticas sociais: uma experiência de estágio no ensino fundamental. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, dossiê temático “O estágio na formação inicial do pedagogo: desafios contemporâneos”, out. 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns. Disponível em:http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/index.

ARAÚJO, Kátia Costa Lima Corrêa; TELES, Rosinalda Aurora de Melo. Estágios curriculares do curso de pedagogia em escolas da educação básica: uma relação em mão dupla. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, dossiê temático “O estágio na formação inicial do pedagogo: desafios contemporâneos”, out. 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/index.

COSTA, Maria dos Santos.; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Proporcionalidade: eixo de conexão entre conteúdos matemáticos. Pernambuco. Revista EM TEIA, 2015

CUMARÚ, Jucélia. Gêneros textuais: propostas no livro didático que possibilitam o letramento e numeramento no processo de ensino-aprendizagem na EJA. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, v. 01, n. 02, abr. 2016 / out. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/index.

FIORENTINI, Dário. Formação de professores de matemática para os anos iniciais: desafios e perspectivas. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 70-85, 2010.

Fiorentini, Dário; Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das matemáticas na licenciatura em matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro: UNESP, v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011,

LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. 15. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Alternativa, 2013.

LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados.7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Lílian Aparecida; PASSOS, Adriana Lúcia de Amorim. A formação de professores para os anos iniciais: um enfoque na matemática. Cadernos de Educação, Campinas, v. 22, n. 58, p. 40-55, 2009.

NACARATO, Adair Mendes; MARQUES, Amanda CristinaTavares Lopes.GD 06: A formação inicial do professor que ensina matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. In: RIBEIRO, R.M.; TINTI, D.S.; TRALDI JR.; A. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática: discussões e encaminhamentos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo: SBEM/SP, 2021, p. 88-116.

POLYA, George. How to Solve It: A New Aspect of Mathematical Method. Princeton: Princeton University Press, 1945.

SMOLE, Emília Cipriano.; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino e aprendizagem. Educação Matemática Hoje, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Inês. A matemática na educação infantil: formação de professores e prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOUSA, Luciete da Silva; SOUZA FILHA, Maria das Graças de Lima; CAVALCANTE, Maria José Gomes. Um breve panorama da Educação de Jovens e Adultos em uma rede municipal no Agreste de Pernambuco. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, v. 12, jul. 2023. Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Disponível em:http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/index.

VICENTE, Diógili. Os jogos matemáticos em contexto escolar: desafios e possibilidades. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, v. 02, n. 01, nov. 2016 / abr. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns.http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/index.

Publicado

2025-10-22

Cómo citar

De Lima Souza, M. D., & de lima Souza filha, M. D. G. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS NA REVISTA EDUCAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÃO. Educação E (Trans)formação, 1(1), 149–161. Recuperado a partir de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7823

Número

Sección

Artigos