FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS NA REVISTA EDUCAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metodologias ativas.

Resumo

O presente estudo buscou analisar experiências e pesquisas sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em publicações da Revista Educação e (Trans)formação. O estudo problematiza os desafios enfrentados pelos professores, especialmente relacionados à formação generalista e à fragilidade na base disciplinar em Matemática, comuns nos cursos de Pedagogia. A metodologia envolveu uma revisão de literatura, dialogando com autores como Nacarato, Fiorentini, Smole e Diniz, entre outros, que defendem práticas de ensino mais significativas, contextualizadas e que promovam a resolução de problemas. Os resultados indicam que metodologias ativas, como o uso de jogos e materiais manipuláveis, contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da autonomia dos alunos, ao mesmo tempo em que evidenciam a necessidade de uma formação inicial que integre conteúdos matemáticos, didática e práticas reflexivas. Concluímos que fortalecer a formação dos professores é essencial para a superação da prática tradicional e para a construção de um ensino matemático mais efetivo e socialmente relevante.

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Biografia do Autor

Maria Débora De Lima Souza, Universidade Estadual da Paraíba UEPB

Professora substituta na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB).Graduada do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFRPE-UAG, possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Participou do Programa Residência Pedagógica onde desenvolveu atividades relacionadas a disciplina de Matemática, cumprindo carga horária de 440 horas conforme determinação da CAPES; participou do VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática-EPEM na qualidade de monitora do evento; atuou como monitora na disciplina acadêmica de Avaliação da Aprendizagem. Realizou pesquisa na área de ensino de Matemática a partir de situações problemas para o Trabalho de Conclusão do Curso-TCC. Integrante do Grupo de Estudo em Educação Matemática e Ensino de Ciências- GEEMEC, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco- UFAPE, tendo como coordenador o professor Luciano Cavalcanti do Nascimento e como coordenadora a professor Glória Cavalcanti.

MARIA DAS GRAÇAS de lima Souza filha, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial. Atua como professora na rede municipal de ensino de São João, Pernambuco, dedicando-se à promoção de práticas pedagógicas inclusivas e ao desenvolvimento integral de seus estudantes.

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Publicado

2025-10-22

Como Citar

De Lima Souza, M. D., & de lima Souza filha, M. D. G. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS NA REVISTA EDUCAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÃO. Educação E (Trans)formação, 1(1), 149–161. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7823

Edição

Seção

Artigos