FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS NA REVISTA EDUCAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÃO
Palavras-chave:
Formação de professores. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metodologias ativas.Resumo
O presente estudo buscou analisar experiências e pesquisas sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em publicações da Revista Educação e (Trans)formação. O estudo problematiza os desafios enfrentados pelos professores, especialmente relacionados à formação generalista e à fragilidade na base disciplinar em Matemática, comuns nos cursos de Pedagogia. A metodologia envolveu uma revisão de literatura, dialogando com autores como Nacarato, Fiorentini, Smole e Diniz, entre outros, que defendem práticas de ensino mais significativas, contextualizadas e que promovam a resolução de problemas. Os resultados indicam que metodologias ativas, como o uso de jogos e materiais manipuláveis, contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da autonomia dos alunos, ao mesmo tempo em que evidenciam a necessidade de uma formação inicial que integre conteúdos matemáticos, didática e práticas reflexivas. Concluímos que fortalecer a formação dos professores é essencial para a superação da prática tradicional e para a construção de um ensino matemático mais efetivo e socialmente relevante.Downloads
Referências
ANDRADE, Ialle Juliana Marques; SILVA, Isac Nascimento. O uso da porcentagem em práticas sociais: uma experiência de estágio no ensino fundamental. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, dossiê temático “O estágio na formação inicial do pedagogo: desafios contemporâneos”, out. 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns. Disponível em:http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/index.
ARAÚJO, Kátia Costa Lima Corrêa; TELES, Rosinalda Aurora de Melo. Estágios curriculares do curso de pedagogia em escolas da educação básica: uma relação em mão dupla. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, dossiê temático “O estágio na formação inicial do pedagogo: desafios contemporâneos”, out. 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/index.
COSTA, Maria dos Santos.; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Proporcionalidade: eixo de conexão entre conteúdos matemáticos. Pernambuco. Revista EM TEIA, 2015
CUMARÚ, Jucélia. Gêneros textuais: propostas no livro didático que possibilitam o letramento e numeramento no processo de ensino-aprendizagem na EJA. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, v. 01, n. 02, abr. 2016 / out. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/index.
FIORENTINI, Dário. Formação de professores de matemática para os anos iniciais: desafios e perspectivas. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 70-85, 2010.
Fiorentini, Dário; Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das matemáticas na licenciatura em matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro: UNESP, v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011,
LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. 15. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Alternativa, 2013.
LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados.7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Lílian Aparecida; PASSOS, Adriana Lúcia de Amorim. A formação de professores para os anos iniciais: um enfoque na matemática. Cadernos de Educação, Campinas, v. 22, n. 58, p. 40-55, 2009.
NACARATO, Adair Mendes; MARQUES, Amanda CristinaTavares Lopes.GD 06: A formação inicial do professor que ensina matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. In: RIBEIRO, R.M.; TINTI, D.S.; TRALDI JR.; A. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática: discussões e encaminhamentos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo: SBEM/SP, 2021, p. 88-116.
POLYA, George. How to Solve It: A New Aspect of Mathematical Method. Princeton: Princeton University Press, 1945.
SMOLE, Emília Cipriano.; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino e aprendizagem. Educação Matemática Hoje, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Inês. A matemática na educação infantil: formação de professores e prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SOUSA, Luciete da Silva; SOUZA FILHA, Maria das Graças de Lima; CAVALCANTE, Maria José Gomes. Um breve panorama da Educação de Jovens e Adultos em uma rede municipal no Agreste de Pernambuco. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, v. 12, jul. 2023. Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Disponível em:http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/index.
VICENTE, Diógili. Os jogos matemáticos em contexto escolar: desafios e possibilidades. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, v. 02, n. 01, nov. 2016 / abr. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns.http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/index.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Débora De Lima Souza, MARIA DAS GRAÇAS de lima Souza filha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR



