ATIVIDADES DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palabras clave:
Língua portuguesa, Livro didático de português, Atividades de gramáticaResumen
As diversas reclamações por parte de professores de língua portuguesa, geralmente, dizem respeito a questões de gramática. O motivo de tais reclamações envolve atividades propostas no livro didático, por estas não serem centradas no uso. Considerando, pois, que o livro didático é um dos principais recursos didáticos, nosso objeto de estudo, neste artigo, centra-se na tipologia das atividades gramaticais reveladas no livro texto de língua portuguesa. Para isso, objetivamos, em geral, analisar de que forma as atividades de gramática são desenvolvidas no livro didático de português com foco no estudo da classe de palavra substantivo. O aporte teórico é baseado na abordagem funcionalista, a partir de Halliday (2004). A investigação ocorre mediante a análise minuciosa das unidades em relação às atividades de gramática no livro Tecendo Linguagens: Língua Portuguesa (volume do 6° ano), de Tânia Amaral de Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo, publicado pela Editora FTD, no ano de 2018. Os resultados dessa investigação revelam que o foco principal das atividades analisadas no manual de língua portuguesa ainda está voltado para um ensino de gramática com atividades que prestigiam a forma e não o uso.Descargas
Citas
BARBOSA DA SILVA, C. M. M.; SANTOS, M. F. S. Texto e gramática: contribuições teórico-metodológicas para o ensino de língua portuguesa. In.: BERTO, J. C. B.; SANTOS, J. O.; SANTOS, M. F. S. (Orgs.). Estudos do GEPLE: temáticas e perspectivas. 1ª coletânea. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, p. 71-89.
BATISTA, A. A. G. & ROJO, R. Livros escolares no Brasil: a produção científica. In: VAL, M. da G. C. & MARCUSCHI, B. Livros didáticos de Língua Portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p.13-45.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
DIK, S. C. The theory of functional Grammar. Part I: The structure of the clause. Dordrecht: Foris, 1997.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.
______. Explorations m the function of language. London: Edward Arnold, 1973.
HENGEVELD, K. Layers and operators in functional Grammar. J. Linguistics 25, 127-157, 1989.
ILARY, R. O Estruturalismo Linguístico: alguns caminhos. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos, vol. 3. São Paulo: Cortez, 2009.
LOCK, G. Functional English Grammar: An Introduction for Second Language Teachers. Cambridge: CUP, 1996.
LOPES, E. Fundamentos da Linguística Contemporânea. São Paulo: Cultrix, 2008.
MARTELOTTA, M. E. (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008.
NEVES, M. H. de M. Uma visão geral da gramática. ALFA Revista de Linguística, vol. 38, 109-127, 1994
OLIVEIRA, T. A.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo Linguagens: Língua Portuguesa. 6º ano. 5 ed. Barueri-SP: IBEP, 2018.
SILVA, R. C.; PARREIRAS, V. A.; FERNANDES, G. G. M. Avaliação e escolha de livros didáticos de inglês a partir do PNLD: uma proposta para guiar a análise. Linguagem & Ensino. Pelotas, v.18, n.2, p. 355-377, jul./dez. 2015.
SILVA, R. C. Representações do livro didático de inglês: análise dos discursos de produtores e usuários com base na Linguística Sistêmico-Funcional. Tese de Doutorado. Departamento de Letras PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2012.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º. e 2º. graus. 8ª. Ed., SP : Editora Cortez, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.


















